Pedro Valdez Cardoso: The Devil’s Breath (Parte II)

> 23.11.2013

LAB – Laboratório das Artes (Guimarães)

O projecto ‘The Devil’s Breath’ de Pedro Valdez Cardosoparte, no seu todo generalista, da obra literária Heart of Darkness de Joseph Conrad, e irá materializar-se em três exposições distintas, ao longo de um ano. Após a apresentação da 1ª parte do projecto, em Março passado, no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres – Museu Nacional de História Natural, em Lisboa, segue-se a 2ª Parte, que terá lugar no LAB – Laboratório das Artes, em Guimarães.

‘Técnicas de Adestramento’ é o subtítulo desta segunda parte, onde serão mostradas peças de escultura, texto e instalação. Construída em dois momentos distintos, a exposição ocupa dois dos pisos existentes no espaço expositivo. No 1º Piso será criada uma situação de aspecto museográfico, onde uma peça de escultura simula um achado arqueológico em diálogo com uma peça de texto.

No 3º Piso uma instalação de tecto ocupa o espaço central da sala – um conjunto de plantas, em vasos, encontram-se suspensas a diversas alturas. Integralmente construída em couro artificial, a instalação recorre a uma iconografia baseada em equipamentos hípicos para adestramento de cavalos. Os suportes das plantas e dos vasos, embora semelhantes aos arreios encontrados num imaginário equestre, relembram também os suportes decorativos em macramé popularizados na década de 70.

Esta é a peça que dá título a esta 2ª Parte, e que referencia de forma mais directa os conceitos de instrumentalização, subjugação e domesticidade que lideram este segundo momento expositivo.

+ info:

Pedro Valdez Cardoso

The Devil’s Breath (Parte I)

LAB – Laboratório das Artes

Joseph Conrad

Anúncios