Performance… again! #1

Pintura ainda: abandono e persistência

Curadoria de Vera Mota

6 e 7 de Fevereiro, 2015

Teatro Municipal Rivoli (Porto)

Como poderá o aqui e agora de um passado existir num outro tempo, num outro lugar? Num momento em que a performance parece reafirmar-se como linguagem privilegiada para muitos artistas, tornando-se alvo de interesse também por parte de diferentes instituições, impõe-se considerar a importância da reconstituição da sua história, questionar e avaliar a pertinência da reposição de obras seminais, tomando esta hipótese como meio para uma reflexão em torno desta prática artística na contemporaneidade.

“Performance… again!”, programa delineado pela performer Vera Mota, procura revisitar performances de referência, por meio da sua reprodução ou através da exibição de filmes que as documentam. “Pintura ainda: abandono e persistência”, primeiro momento deste programa, irá debruçar-se sobre a relação entre pintura e performance e as diferentes formas como se materializam na obra de alguns artistas, nomeadamente Yves Klein.

O programa começa na sexta-feira, dia 6, às 21h30m, com a performance Symphonie Monoto-Silence” de Yves Klein, dirigida pelo maestro Roland Dahinden e com a participação da Academia de Música Costa Cabral.

No dia 7, a partir das 16h, poderá ver-se o registo de Painting face down – White line, de Paul McCarthy, e vídeo-performance de António Olaio, a partir de Il faut danse Portugal, de 1984.

No mesmo dia (dia 7), terá lugar uma conversa com o curador chefe da Whitechapel Gallery, Magnus af Petersens com moderação de Vera Mota.

Actividades relacionadas:

de 2 a 7  de fevereiro, no Foyer de entrada do Tetaro Municipal Rivoli, são exibidos os vídeos de Yves Klein (em horário contínuo): Anthropométrie de l’époque bleue (2’26), 1960; Sequence from The Heartbeat of France (2’49), 1961; Yves Klein making fire paintings (9’03), 1962.

+ info:

Vera Mota

Evento Facebook

Teatro Municipal do Porto | Rivoli . Campo Alegre | Praça D. João I – 4049-295 Porto T. +351 223 392 200 
Anúncios