Valter Vinagre | Sob o signo da lua

 

> 7 de Fevereiro, 2015

Dear Gallery (Porto)

Curadoria: Alexandra Sousa e Valter Vinagre

A série “Sob o Signo da Lua” de Valter Vinagre é acima de tudo uma experiência eidética, uma viagem interior que não obedece a um tempo e espaço lineares. Partindo de um projecto em torno de um evento, o seu ritmo e imagética sintetizam experiência(s) de vida(s) e induz a uma reflexão fenomenológica que nos revela a essência de um universo rico e inventivo. São imagens que nos fazem sonhar e que nos levam a viajar para além do assunto e com uma arte muito própria, simultaneamente real e metafórica… a fotografia para além da sua contingência como objecto cultural.

O Boom Festival é assim o seu húmus, e o que aqui podemos ver, parte de uma viagem real e ficcional por esses universos, que criam um mundo próprio e autónomo…. a série é uma mnemônica existencial dessas experiências/memórias!

Para além da exposição, será lançada uma edição limitada de uma imagem do Autor. Esta edição é uma parceria Scopio Editorial e Dear Gallery.

+ info:

Valter Vinagre

Dear Gallery

Scopio Editorial

Valter Vinagre, 1954, Avelãs de Caminho, Anadia. Estudou fotografia no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, (1986 –1989) em Lisboa. Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz colectivo. De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade. No seu percurso realizou exposições , editou livros e tem o seu trabalho presente em importantes colecções, tais como Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, Fototeca Nacional de Cuba | Havana, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Festival de l’Image Ville du Mans, França,Instituto Camões, Lisboa, Musée de la Photographie – Charleroi, Bélgica, PLMJ – Sociedade de Advogados, Lisboa, Colecção Nacional de Fotografia | Centro Português de Fotografia, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova / Centro Cultural Raiano, , Câmara Municipal de Nazaré, Fundação D.Luis I, Cascais, BES Art Collection,Banco Espírito Santo, Fundação EDP.

(C) imagens e texto: cortesia do artista e Dear Gallery, Porto.

Anúncios