Fernando Marques de Oliveira: La Curée

> 31 de Janeiro, 2015

Galeria Pedro Oliveira e Kubikgallery (Porto)

Fernando Marques de Oliveira apresenta os seus mais recentes trabalhos numa exposição individual a decorrer em simultâneo em dois espaços do Porto ribeirinho, a Galeria Pedro Oliveira e a Kubikgallery.

“La Curée”, termo francês originariamente relacionado com os despojos da caça, posteriormente extensível a quaisquer restos que se desprezam ou pelos quais se luta, deixa já antever uma certa revisitação de memórias e trabalhos do autor, sem esconder um olhar, ora irónico ora nostálgico, relativamente às suas experiências, sejam elas pessoais, profissionais e/ou artísticas.

Fernando Marques de Oliveira (Porto, 1947) frequentou a ESBAP e a Academia de Watermael Boitsfort em Bruxelas. Em 1980 fundou no Porto a Galeria “Roma e Pavia”, que dirigiu até 1986. Considerado como um dos valores fundamentais para a renovação do panorama artístico português no início da década de 80, posteriormente e durante mais de duas décadas torna-se especialmente conhecido graças aos seus trabalhos no campo da cenografia, arquitectura e design de interiores. No entanto, nunca abandonou completamente a pintura e o desenho, artes que nos últimos anos tem retomado com novo vigor, mantendo as caraterísticas pelas quais se tornou amplamente reconhecido, tais como a depuração e sentido de equilíbrio, bem como o jogo cromático, simultaneamente vigoroso e pleno de sofisticação formal.

+ info:

Kubikgallery

Galeria Pedro Oliveira

Fernando Marques de Oliveira

Textos da exposição (Maria Bochicchio e Bruno Leitão)

(C) imagens, cortesia do artista e das galerias: Pedro Oliveira e Kubikgallery, Porto, 2015.

Anúncios