Homeland | News From Portugal

> 8 de Março, 2015 

Garagem Sul | Centro Cultural de Belém (Lisboa)

Curadoria: Pedro Campos Costa

Homeland: de Portugal para Veneza, de Veneza para Portugal

A Bienal de Arquitectura de Veneza terminou em Novembro, mas a representação portuguesa pode ser vista na exposição que o CCB apresenta, até ao próximo dia 8 de Março, e que resume o exercício de reflexão e trabalho prático desenvolvidos ao longo dos seis meses de Bienal. “HOMELAND | News from Portugal” é uma exposição que se encaixa no processo delineado para o jornal: criar algo de concreto, construtivo e crítico em Portugal.

Pedro Campos Costa, curador do Homeland, diz, no editorial da 1.ª edição do jornal, que “o projeto não é só uma reflexão crítica, para ser impressa numa exposição como um catálogo – pretende ser muito mais do que isso”. Partindo das temáticas de Homeland, seis equipas de arquitetos trabalharam sobre o território nacional e desenvolveram propostas de intervenção em 6 cidades do país, em estreita colaboração com as autarquias locais e os moradores. Os projetos abordam seis tipologias habitacionais (Coletiva, Unifamiliar, Informal, Reabilitação, Rural, Temporária) através de seis processos urbanísticos.

A exposição HOMELAND, no CCB, vai dar a conhecer estes projetos, atualmente em curso em diferentes estádios e com potencial de continuidade nas cidades de Porto, Matosinhos, Lisboa, Setúbal e Évora.

A promoção do diálogo e o envolvimento de diferentes interlocutores, o desencadear de processos e a geração de conteúdo em diferentes formatos (projetos, ensaios, etc) era um dos grandes objetivos da representação portuguesa na Bienal. De Veneza para Lisboa, esta exposição dá continuidade ao impulso criativo despoletado pela Bienal, que se propaga com efeitos positivos para o território de partida, Portugal.

+ info:

Homeland | News from Portugal

Pedro Campos Costa

Garagem Sul – Centro Cultural de Belém

(C) imagens e texto: cortesia CCB – Centro Cultural de Belém, 2014-2015.

Anúncios