Nuno Sousa Vieira: Uma Vida Inteira
> 29 de Novembro, 2014
Ateliê do artista: Antiga Fábrica de Plásticos Simala (Leiria)
Uma Vida Inteira é o resultado de um trabalho que tenho vindo a desenvolver ininterruptamente desde 2010. É uma obra que tem como referente um espaço muito específico do meu ateliê, nas antigas instalações da Fábrica de Plásticos SIMALA, a sala de exposição, a primeira sala à esquerda de quem entra. Esta sala foi alvo de um profundo trabalho que esteve na origem de duas obras Sala de Exposição (obra destruída) e Sala de Exposição – Peça de Representação.
Uma Vida Inteira é uma exposição cujas obras têm como matéria-prima a madeira da obra Sala de Exposição, destruída para poder dar continuidade ao projeto, sendo esse o material que permite a construção destas peças.
Guião da Instalação:
- Do ponto de vista estrutural, a sala tem 20,8m2, uma porta, uma galeria de janelas com 100cm de altura e que ocupa a quase totalidade de uma das paredes.
- Para o projeto foram construídas, com a madeira da obra Sala de Exposição, uma porta (uma vez que a original foi intervencionada, dando origem à obra Peça Para Guardar), seis portadas, três elementos estruturais que permitem o encerramento das janelas e uma cadeira.
- Dentro da sala, o espectador terá: uma resma de papel quadriculado com um lápis e uma barra de grafite, uma mochila pendurada na parede que o visitante poderá usar para guardar os seus pertences e onde encontrará uma máquina fotográfica que poderá usar. Um pouco acima da mochila, estará um cantil com água fresca e, do lado esquerdo, um saco de plástico com três maçãs e uma banana.
- A exposição Uma Vida Inteira só pode ser experienciada mediante marcação prévia.
- Só pode entrar uma pessoa de cada vez.
- Preferencialmente, o espectador deverá permanecer no mínimo 1 hora dentro do espaço e, no máximo, 3 horas.
- O visitante marca o dia e a hora, eu acompanho o visitante ao ateliê e mais especificamente até à respetiva sala de exposição, revejo com ele as instruções para o projeto, entrego-lhe a chave da sala e deixo-o consigo próprio.
- Quando o visitante quiser sair, abre a porta e sai. E eu acompanho-o de volta.
Nuno Sousa Vieira
+ info:
Para marcação de visita contactar o artista:
Todos os dias excepto quartas, fim de semana incluído.
Das 11h às 17h, última entrada às 16h.
Antiga Fábrica de Plásticos Simala
Rua Coronel José Pereira Pascoal
Pousos, 2410-495 Leiria