Nuno Sousa Vieira: Uma Vida Inteira

> 29 de Novembro, 2014

Ateliê do artista: Antiga Fábrica de Plásticos Simala (Leiria)

Uma Vida Inteira é o resultado de um trabalho que tenho vindo a desenvolver ininterruptamente desde 2010. É uma obra que tem como referente um espaço muito específico do meu ateliê, nas antigas instalações da Fábrica de Plásticos SIMALA, a sala de exposição, a primeira sala à esquerda de quem entra. Esta sala foi alvo de um profundo trabalho que esteve na origem de duas obras Sala de Exposição (obra destruída) e Sala de Exposição – Peça de Representação.

Uma Vida Inteira é uma exposição cujas obras têm como matéria-prima a madeira da obra Sala de Exposição, destruída para poder dar continuidade ao projeto, sendo esse o material que permite a construção destas peças.

Guião da Instalação:

  1. Do ponto de vista estrutural, a sala tem 20,8m2, uma porta, uma galeria de janelas com 100cm de altura e que ocupa a quase totalidade de uma das paredes.
  2. Para o projeto foram construídas, com a madeira da obra Sala de Exposição, uma porta (uma vez que a original foi intervencionada, dando origem à obra Peça Para Guardar), seis portadas, três elementos estruturais que permitem o encerramento das janelas e uma cadeira.
  3. Dentro da sala, o espectador terá: uma resma de papel quadriculado com um lápis e uma barra de grafite, uma mochila pendurada na parede que o visitante poderá usar para guardar os seus pertences e onde encontrará uma máquina fotográfica que poderá usar. Um pouco acima da mochila, estará um cantil com água fresca e, do lado esquerdo, um saco de plástico com três maçãs e uma banana.
  4. A exposição Uma Vida Inteira só pode ser experienciada mediante marcação prévia.
  5. Só pode entrar uma pessoa de cada vez.
  6. Preferencialmente, o espectador deverá permanecer no mínimo 1 hora dentro do espaço e, no máximo, 3 horas.
  7. O visitante marca o dia e a hora, eu acompanho o visitante ao ateliê e mais especificamente até à respetiva sala de exposição, revejo com ele as instruções para o projeto, entrego-lhe a chave da sala e deixo-o consigo próprio.
  8. Quando o visitante quiser sair, abre a porta e sai. E eu acompanho-o de volta.

Nuno Sousa Vieira

+ info:

Nuno Sousa Vieira

Para marcação de visita contactar o artista:

nunosousavieira@gmail.com

+351 962 712 456

Todos os dias excepto quartas, fim de semana incluído.

Das 11h às 17h, última entrada às 16h.

Antiga Fábrica de Plásticos Simala
Rua Coronel José Pereira Pascoal
Pousos, 2410-495 Leiria

Anúncios