Isabel Nogueira: Teoria da Arte no Século XX

O livro ‘Teoria da Arte no Século XX’ (2ª edição) pretende operar uma proposta de compreensão da arte do século XX, a qual, naturalmente, tem os seus antecedentes imediatos ainda em Oitocentos. Mas esta perspectiva de análise e de reflexão organiza-se em torno dos conceitos que acreditamos serem determinantes para o seu entendimento: modernismo, vanguarda, neovanguarda e pós-modernismo. Trata-se de uma aceitação prévia de que os conceitos em questão são a base de compreensão da arte no período de análise – o século XX – e que se instituem como propósito conceptual que, por conseguinte, determina o modo de operar dos diversos movimentos artísticos ou tendências estéticas de fundo. Estabelece-se, pois, um entrosar da abstracção do conceito com a prática artística concreta, historicista e orgânica.

Autora

Isabel Nogueira (n. 1974) é historiadora de arte contemporânea, professora universitária e ensaísta. Livros mais recentes: ‘Artes plásticas e crítica em Portugal nos anos 70 e 80: vanguarda e pós-modernismo’ (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013);  ‘ Théorie de l’art au XXe siècle: modernisme, avant-garde, néo-avant-garde, postmodernisme’ (Éditions L’Harmattan, 2013); ‘Modernidade avulso: escritos sobre arte” (Edições a Ronda da Noite, 2014); ‘Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-modernismo”, 2.ª edição (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014).

Editora

Imprensa da Universidade de Coimbra

O livro estará disponível a partir desta semana. Pode ser encontrado nas livrarias habituais e no site da Imprensa da Universidade de Coimbra.

CapaTeoriaArte2ed

Anúncios