Tiago Casanova: Pearl
Museu de Imagem de Braga
É esta híbrida relação entre Natureza e Construção que a Tiago Casanova interessou explorar. Percorreu os lugares da sua ilha com a sensibilidade de um olhar virgem, na busca do esplendor de redutos naturais, ao mesmo tempo que se pressente o seu profundo conhecimento e consciência estética da intervenção do Homem nessa mesma Paisagem. Há entre este par de forças, Natureza e Construção, o conforto de um miradouro onde saboreamos a paisagem, e o confronto de uma estrada que irrompe mar adentro. Uma paisagem natural e urbana da Ilha da Madeira por um fotógrafo contemporâneo madeirense, onde não é possível abstrair da sua formação de arquiecto que aqui assume outras formalidades instrumentais.
O título do projecto, Pearl, encerra esta proposta imagética de Tiago Casanova. Afinal, esta era/ é a ilha conhecida como a “pérola do Atlântico”. Pearl é composto por um conjunto de 30 fotografias, captadas em analógico, durante uma visita à Madeira entre Novembro de 2011 e Março de 2012. São registos fotográficos de Paisagem que, de acordo com o autor, “nos transportam para um universo mais realista e objectivo, que pretendem comunicar de um modo sincero alguns dos planos da paisagem natural e urbana do território da ilha da Madeira”.
Acrescem a esta série, uma fotografia de época do avô do artista e 20 polaroids que representam um outro formato, mais instantâneo do diário de viagem, num contacto mais pessoal e intimista com o obejcto fotografado, reforçando a singularidade da experiência, uma vez que se trata de um suporte não multiplicável.
‘Pearl’ será, posteriormente, apresentada no Museu de Arte Contemporânea do Funchal (Madeira), com inauguração a 7 de Novembro, 2014.
Pearl é o primeiro livro da Editora XYZ, um projecto que nasce da XYZ Bookshop e que promete dedicar-se à publicação independente de Livros de Fotografia. XYZ é um projecto de Pedro Guimarães, Tiago Casanova e Valter Vinagre. Este livro encontra-se em destaque no TOP 10 do Self Publish Riga e na Shortlist do Kassel Dummy Award, da qual ainda não foram divulgados os vencedores. Todas as cópias são encadernadas à mão pelo autor com uma serigrafia original da Carapau Amarelo, feita também à mão, com base num desenho de Pascal Ferreira.
Tiago Casanova (Madeira, 1988) iniciou o Mestrado Integrado em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 2006. Dirigiu o 1o e o 2o ciclos “A Fotografia na Arquitectura” (2008 e 2009) e em 2009, o “Prémio FAUP de Fotografia de Arquitectura”. A Bolsa Fundação Ciência e Tecnologia para a Integração na Investigação através do CCRE (2008/09) permitiu-lhe explorar a relação entre fotografia e arquitectura. Expõe colectiva e individualmente desde 2005. Em 2011/12 participou no projecto internacional de residências artísticas “European Borderlines”, da responsabilidade dos fotógrafos Vanessa Winship e George Georgiou, e colabora regularmente com várias revistas, entre as quais a Scopio – International Photography Magazine, cuja equipa directiva integra. Em 2012 foi um dos vencedores do Prémio Bes Revelação, ganhou uma menção honrosa nos Novos Talentos Fnac Fotografia, e, em 2014, o seu trabalho foi seleccionado para o painel de melhores trabalhos no Plat(t)form organizado pelo Fotomuseum de Winterthur. Vive e trabalha entre Porto e Berlim.
+ info: