José Bacelar: Postais de Inverno

> 14 de junho, 2014

Espaço Cultural Pedro Remy (Braga)

Postais de Inverno é uma exposição de fotografia contemporânea da autoria de José Manuel Bacelar, fotógrafo que tem vindo a desenvolver um trabalho próximo da narrativa cinematográfica e do documentário íntimo.

Postais de inverno é uma história escrita com imagens de projectos finalizados e outras, inéditas. Chama-se postais de inverno porque é uma narrativa aberta feita de pequenos fragmentos de tempo passados neste último inverno. Um inverno tão frio e melancólico, quanto íntimo, quente e acolhedor. Postais de inverno que são, afinal, fragmentos de uma primavera interior.

– José Manuel Bacelar

 

José Bacelar é fotógrafo e vive entre o Porto e Braga. Representado pela Agência Dear Sir e pela Dear Gallery, é mestre em Fotografia Documental pelo London College of Communication. Bolseiro da F.C.T., prepara actualmente doutoramento na Fernando Pessoa, na área da Fotografia, Arte Contemporânea e Comunicação Estética.

Depois de ter passado pelos mais prestigiados jornais portugueses, tornou-se freelancer, em 2003, e a trabalhar, essencialmente, em fotografia documental. Tem obra publicada em várias revistas, com destaque para as internacionais Le Monde 2, VSD, Stern, Focus, The Independent on Sunday Review, e para as nacionais Visão, Grande Reportagem, Exame, Única e Notícias Magazine. Foi galardoado com diversos prémios, entre os quais o Euro Press Fuji Award – categoria reportagem, em 2003 – e o Grande Prémio Visão – categoria fotojornalismo, em 2004. Entre 2009 e 2012 foi docente de Fotografia, Sistemas Multimédia e Pós-produção Audiovisual na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Participou como director de fotografia em diversos documentários, entre os quais o galardoado Água Fria, realizado por Pedro Neves. Tem sido, com regularidade, convidado para conferências sobre temas ligados à fotografia. Tem vindo a desenvolver projectos pessoais, explorando as diferentes possibilidades narrativas e formais no domínio da fotografia documental. Prepara a edição de dois foto-livros.

 + info:

José Bacelar

Agência Dear Sir

Espaço Cultural Pedro Remy

ficha técnica

As fotografias que compõe esta exposição foram impressas em jacto de tinta [k3 Epson ultrachrom inks ] sobre papel fine-art Hahnemuhle [bright white 310gr], colado em Dibond, com laminação líquida, nos formatos 100×66, 70×46 e 50x33cm.

Anúncios