Tudo é outra coisa @ Espaço Mira

> 15.03.2014

Espaço Mira (Porto)

O Espaço MIRA apresenta o quarto momento do projeto artístico que propõe pensar a fotografia nas suas múltiplas vertentes. Este momento intitula-se ‘Tudo é outra coisa’ e pretende explorar a relação entre a fotografia e a pintura, apresentando obras de Arlindo Silva, Luís Fortunato Lima, Cecília Albuquerque, José Almeida Pereira, Filipe Cortez e Francisco Babo.

As imagens apresentadas nesta exposição são imagens de imagens, que pretendem pensar a influência da fotografia na pintura, a referência na pintura à fotografia, a citação, a apropriação, a duplicação da imagem e a produção de uma imagem pintada a partir da imagem já existente num outro medium – a fotografia. A necessidade de remeter para imagens preexistentes, para imagens que já foram publicadas, que já foram criadas por outros, revela uma determinada atitude em relação à produção de arte enquanto acto tanto de selecção como de invenção.

As obras patentes propõem uma reflexão sobre o que é ver e fazer imagens. Qual é o significado da fotografia para a pintura, e o que faz a pintura com ou a partir da fotografia? Ao ser traduzida para a pintura, a condição fotográfica fica sublinhada – os cortes, os pontos de vista distorcidos, tudo o que surge incompleto devido às suas circunstâncias técnicas – num outro suporte que tem a capacidade de superar a contingência pela criação de outro contexto.

A duplicação da imagem fotográfica por uma imagem pictórica traduz um medium constituído de modo indicial, que assenta sobre uma relação mais ou menos linear de causalidade entre a imagem e o seu detonador, para um medium de carácter icónico que outorga ao artista toda a liberdade para instituir semelhança ou dissemelhança entre a imagem e o seu objecto. Perante uma lógica predefinida pela imagem fotográfica, que de certa maneira já estava composta, a pintura ganha a liberdade de decisão.

Arlindo Silva parte da fotografia para dar conta da condição existencial. Pela saturação de informação na imagem – possibilitada pelos múltiplos focos – estamos perante uma híper visão que presentifica, para além da performance da personagem, os elementos que constituem a imagem. Luís Fortunato Lima utiliza a pintura como forma de síntese da imagem fotografada. Fotografias – essencialmente do Vale de Campanhã – são tratadas digitalmente e impressas com qualidades variáveis para ganharem outros valores cromáticos. Trabalhando estas imagens na pintura, dá-nos o anoitecer com o negro que toma conta da paisagem a partir do lugar do observador, o que adiciona passado à imagem. José Almeida Pereira convoca para a pintura questões de óptica, geometria descritiva, câmara clara e câmara escura ao dar-nos a distorção nas imagens pela sobreposição e diferenciação de pontos de vista fotográficos. Cecília Albuquerque irá utilizar técnicas de pintura para interferir em todo o tipo de imagens das quais se apropria, desde reproduções fotográficas de pinturas, aos postais, folhetos, imagens de jornais, de divulgação e publicidade. Por meio desta intervenção a artista questiona a linguagem destas imagens e o papel delas na sociedade. Filipe Cortez cria, partir da representação fotográfica de fungos, uma obra site-specific que reflete o tempo, a precariedade e o orgânico que habita os espaços, num estreito diálogo com a arquitetura. Francisco Babo cria uma instalação site-specific com elementos pictóricos, fotográficos e escultóricos, refletindo o espaço e as paredes que tendem para o neutro.

A fotografia proporciona imagens carregadas de significado. Confirmar esse significado na pintura permite apreendê-lo de uma outra forma. Através da acção do pincel o acesso ao mundo proporcionado pela fotografia é reconfigurado ou desfigurado. Por meio de elementos técnicos e particularidades da fotografia e da pintura, pretende-se, neste quarto momento do projeto, trazer novamente ao Espaço MIRA obras de artistas de diferentes gerações, que reafirmam a cidade do Porto e a região de Campanhã.

+ info:

Arlindo Silva | Cecília Albuquerque | Filipe Cortez | Francisco Babo | José Almeida Pereira | Luís Fortunato Lima

Espaço Mira: Rua de Miraflor nº 159, Campanhã, Porto | Email: contacto@espacomira.net | tlm: 929 145 191

(C) Imagens e texto, cortesia: Espaço Mira, 2014.