Rectangle Disorder @ Fundação Leal Rios

30 de Janeiro a 7 de Março (2014)
Rectangle Disorder é uma instalação que está na fronteira do visível, ocupando toda a sala principal de exposições da Fundação Leal Rios com uma grelha ortogonal (40 x 60 cm) de cabelo humano artificial, suspensa a 252 cm de altura. Das intersecções resultantes desta grelha, pendem outros fios de cabelo que interpelam os espectadores. Entre o dia 31 de Janeiro e 7 de Março, Susana Mendes Silva, Miguel Pereira (coreógrafo, performer) e Jari Marjamäki (sonoplasta) irão apresentar uma série de performances concebidas a partir desta obra, e especialmente desenvolvidas para o espaço da Fundação Leal Rios. Paralelamente, serão ainda realizadas duas conversas entre a artista, João Seguro (artista), Nuno Crespo (crítico de arte) e Pedro De Llano (curador).
A partir da instalação Rectangle Disorder, Susana Mendes Silva e Miguel Pereira propõem, em co-autoria, uma série de acções performáticas que permitem experienciar a obra sob diferentes perspectivas e numa lógica sequencial. Em #1 [preview] será desvelado um momento a que o público nunca poderia aceder; em #2 [manual de instrução] será dada a possibilidade de explorar a percepção e a interacção com a peça; e finalmente em #3 [finissage] será construído o momento de encerramento da exposição num final que abarcará toda a obra, o espaço e os espectadores.
Programa
#1 [preview]
performance de Susana Mendes Silva e Miguel Pereira
28 de Janeiro, às 18h30
Inauguração
dia 30 de Janeiro, às 22h
#2 [manual de instrução]
performance de Susana Mendes Silva e Miguel Pereira
19 de Fevereiro a partir das 18h, 22 de Fevereiro a partir das 16h30 e 5 de Março a partir das 18h, Fundação Leal Rios, Lisboa. Sessões de 15 minutos para quatro participantes no máximo. Deverá fazer a sua marcação antecipadamente: contact@lealriosfoundation.com ou 210 998 623
#3 [finissage]
performance de Susana Mendes Silva e Miguel Pereira
7 de Março às 22h, Fundação Leal Rios, Lisboa
Conversas
– 6 Fevereiro, Quinta-feira às 18h
Conversa em torno de Rectangle Disorder
com a participação de Susana Mendes Silva (artista) e João Seguro (artista e professor Universitário FBAUL e IPT).
– 28 Fevereiro, Sexta-feira às 18h00
Conversa em torno de Rectangle Disorder
com apresentação e moderação de Nuno Crespo (crítico de arte)
e com a participação de Susana Mendes Silva, Pedro De Llano (historiador de arte e curador) e Miguel Pereira (coreógrafo, performer).
 + info:
(C) Imagem e texto: Cortesia Fundação Leal Rios, Lisboa, 2014
Anúncios