Habitar(s)

> 23.02.2014

Galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto)

Curadoria: Suzanne Cotter, João Silvério e Isabel Sousa Braga

Organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a exposição Habitar(s) reúne obras da Coleção da Fundação de Serralves e da coleção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) que se encontram em depósito em Serralves.

A mostra desenvolve-se em torno da ideia – plural — de habitar: habitar um espaço de estudo e de investigação, como faz Augusto Alves da Silva nas fotografias da série “ist”, confrontar os objetos com a arquitetura que os alberga, como sugerem as esculturas de José Pedro Croft; ou refletir num espaço alternativo para uma casa inspirando-se nos modelos japoneses, como faz Alicia Framis. As gelosias de Cristina Iglesias, por sua vez, tratam a importância da luz nos espaços que habitamos e remetem para arquiteturas ancestrais do Sul, enquanto a aparente escultura minimal de João Onofre é afinal um palco onde uma banda de death metal – Holocausto Canibal – atuará na inauguração e no fecho da exposição.

A seleção das obras teve em vista o estabelecimento de pontos de contato e de diálogo entre as duas coleções. Em exposição obras de artistas de diferentes gerações, nacionais e internacionais e que trabalham uma diversidade de técnicas artísticas, como a escultura, a fotografia, a pintura, o desenho e o vídeo: Augusto Alves da Silva, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Alberto CarneiroMauro Cerqueira, José Pedro Croft, Alicia Framis,  Eberhard Havekost, Cristina Iglesias, João Onofre, Rui Toscano e Francisco Tropa.

+ info:

Galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

FLAD

Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Actividades relacionadas:

18.01.2014 (sábado):

– 16h – Visita guiada por João Silvério, curador da FLAD

22.02.2014 (sábado):

– 16h – Visita guiada por João Silvério, curador da FLAD

– 17h – Performance: João Onofre, Box-sized Die featuring Holocausto Canibal

(C) imagens e texto: Cortesia da Fundação de Serralves, Porto

Imagens: Vista da exposição Habitar(s), Galeria da Biblioteca Almeida Garrett, Porto. 30 de Novembro 2013 a 23 de Fevereiro 2014. Fotografia: Filipe Braga © Fundação de Serralves.

Anúncios