Aernout Mik // Communitas

@ Stedelijk Museum (Amsterdão, Holanda)

> 25 agosto de 2013

A exposição ‘Communitas’ é a primeira retrospectiva da obra de Aernout Mik na Holanda, desde 2000, inclui os trabalhos mais marcantes do artista, realizados entre 1999 e 2013. Encontra-se patente no novo edifício do Museu Stedelijk até ao dia 25 de agosto. 

Aernout Mik (n. 1962, Groningen, Holanda) é reconhecido como um dos mais importantes artistas holandeses contemporâneos. Mik, que estudou inicialmente escultura, tem vindo, ao longo de uma carreira de 25 anos, a utilizar e combinar vários meios: arquitectura, performance e análise social. O seu trabalho tem sido objecto de várias mostras, a nível internacional, a sua última grande exposição foi apresentada no MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, em 2009 (aqui link dessa exposição).

‘Communitas’ oferece uma visão global da sua obra, nos últimos doze anos, com uma selecção de treze vídeos, realizados entre 1999-2013. Ocupa um vasto espaço expositivo na nova ala do Stedelijk Museum, no qual o artista cria um ambiente arquitectónico dinâmico com várias projeções de vídeo. Oferecendo uma perspectiva mordaz sobre o estado psico-social da sociedade actual. Analisa temáticas políticas e sociais como a recessão económica e a crise global, explorando a sua representação nos meios de comunicação.

Communitas (2010), filmado no Palácio de Cultura e Ciência de Varsóvia, é uma das obras fundamentais desta mostra. Tal como acontece em muitos dos seus vídeos, os espectadores observam um grupo de indivíduos reunidos num espírito de zelo revolucionário. Na majestosidade desse palácio, misturam-se sentimentos humanos de excitação, medo, incerteza e exaustão.

A encenação desta exposição permite ao espectador criar um relacionamento físico com as cenas projectadas. Este modelo de apresentação aplica-se às obras: Middlemen (2001) e Park (2002) e a trabalhos complexos, tais como Osmosis e Excess (2005) e, também, touch, rise and fall (2008). A exposição evidencia a conexão entre o vídeo-documentário Raw Footage (2006) e Training Ground (2006), este último encenado, ambas as obras revelam diferentes expressões de violência, agressividade e tensão social. Performance, teatro e estratégias documentais são temas que percorrem a exposição.

As instalações de Aernout Mik traçam percursos nos quais os visitantes descobrem personagens que parecem fundir-se em acções repetitivas e miméticas. Esses gestos, por vezes violentos, por vezes indolentes, parecem não ter finalidade, mas a dúvida que sejam gratuitos persiste no espectador. Para Mik, as relações que estabelecemos com os outros são muito mais complexas do que a psicologia nos pode mostrar. A interdependência  com o espaço e com o tempo confere às relações de grupo um  carácter quase orgânico ou biológico. Por essa razão o artista procura criar cenas onde a acção das personagens resiste às leis da lógica narrativa.

Link: artigo relacionado com mais imagens das instalações, via: Artnews

Aernout Mik: Communitas Installation view at Stedelijk Museum, Amsterdam, 2013 Photo: Gert Jan van Rooij (via Art News)

Aernout Mik: Communitas, Installation view at Stedelijk Museum, Amsterdam, 2013. Photo: Gert Jan van Rooij (via Art News)

“Communitas” by Aernout MIK is the first comprehensive exhibition of Mik’s work in the Netherlands since 2000, showing Mik’s most important video installations from 1999 to 2013 and is situated in the monumental basement of the museum’s new building. The exhibition was rewarded five stars by three highly respected Dutch newspapers, in which it was described as: “Enchanting video art!” Come and see it soon!

Aernout Mik (b. Groningen, 1962) is widely recognized as one of the most important contemporary Dutch artists working today. Originally educated as a sculptor, Mik has combined architecture, performance, and social commentary in a distinctive, twentyfive- year career that has forged a unique and influential place in the history of art. His work is widely exhibited internationally; his last major survey was presented at the Museum of Modern Art, New York in 2009.

‘Communitas’ will offer an overview of Mik’s distinctive oeuvre over the past dozen years with a selection of thirteen video installations, all created from 1999 to 2013. It will occupy the vast exhibition space on the lower level of the Stedelijk’s new wing, for which the artist will design a dynamic architectural environment for his video projections. With unerring precision, Mik offers an incisive perspective on the psycho-social state of society today. He references current political and social themes such as economic recession, and global crises, exploring their portrayal in the media.

Communitas (2010), filmed at the Palace for Culture and Science in Warsaw, is another key work in this show. As with many of Mik’s videos, viewers see a group of individuals come together, this time in an attempt to organize themselves into a political entity – in the spirit of revolutionary zeal. In the majestic palace with its grand rooms and corridors, excitement mingles with fear, uncertainty and exhaustion.

The architectural staging of Mik’s video works enables the viewer to enter into a physical relationship with the projected scenes. This mode of presentation applies to both his Middlemen (2001) and Park (2002), and to large-scale, complex works such as Osmosis and Excess (2005) and touch, rise and fall (2008). Mik not only stages the action, he also makes works based on “found footage” culled from the archives of international press agencies. The exhibition traces the connection between a documentary video such as Raw Footage (2006) and the wholly-staged video Training Ground (2006), works that both reveal disparate expressions of violence, aggression and social tension. Various forms of performance, theater and documentary strategies are threads that run throughout the exhibition.

(C) imagens: cortesia de Stedelijk Museum.

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