Jonathas de Andrade

Kunsthalle Lissabon

21.06 – 17. 08 (2013)

Cartazes para o museu do homem do nordeste é a primeira exposição individual de Jonathas de Andrade em Portugal e, também, na Europa. Partindo do “Museu do Homem do Nordeste”, um museu etnográfico criado no Recife, cidade-natal do artista, nos anos setenta pelo escritor e sociólogo Gilberto Freyre, a exposição irá apresentar uma série de cartazes hipotéticos do museu.

O artista abordando homens da classe operária, directamente, na rua ou através da publicação de anúncios em jornais locais, requisitando trabalhadores para serem fotografados para os cartazes do museu. Jonathas de Andrade estabelece, assim, uma relação ambivalente tanto com os seus modelos como com a identidade que eles supostamente representavam, através do olhar antropófago e erotizante da lente da objetiva fotográfica. Os cartazes, que retratam homens em diferentes atividades quotidianas, tentam explorar, questionar e reequacionar os mecanismos subjacentes à construção de uma identidade regional, a do homem nordestino, bem como o seu significado e relevância atuais.

Cartazes para o museu do homem do nordeste inclui, também, uma nova publicação, concebida pelo artista, e referente ao projecto da exposição, existindo no entanto para além dela, como objeto autónomo, no qual o processo de trabalho e a pesquisa realizada pelo artista serão aprofundados. É publicada em conjunto pela Kunsthalle Lissabon, Tijuana e Mousse magazine.

Jonathas de Andrade (Recife, 1982) vive e trabalha no Recife. É, apesar da sua idade, um dos artistas contemporâneos brasileiros com maior visibilidade internacional. Uma seleção das suas exposições individuais inclui: Nostalgia, sentimento de classe, na Galeria Vermelho, São Paulo, 2013; 4000 Disparos, no Musée d’art Contemporain de Montréal, 2013; Ressaca Tropical na Galeria Vermelho, São Paulo, 2010 e Instituto Cultural Banco Real, Recife, 2009 e Amor e Felicidade no Casamento, em Itaú Cultural, São Paulo, 2008, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2007 e Instituto Furnas Cultural, Rio de Janeiro, 2007. Uma seleção das exposições coletivas em que participou inclui: The Right to the City, no Stedelijk Museum Bureau Amsterdam, 2013; The Ungovernables no New Museum Triennial, Nova Iorque, 2012;, Mythologies, na Cité International des Arts, Paris, 2012; 12ª Bienal de Istambul, 2011; 32o Panorama da Arte Brasileira no MAM, São Paulo, 2011; Sharjah Biennal 10, em Sharjah, Emirados Árabes Unidos, 2011; 29a Bienal de São Paulo, 2010; 7a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre, 2009, entre outras. Em 2011, foi artista residente na Gasworks, em Londres e na Townhouse Gallery, no Cairo. Foi também, recentemente, seleccionado para o prémio Future Generation Art Prize 2012, tendo sido um dos vencedores do prémio especial do juri. Consulte aqui um artigo recente sobre este prémio cuja exposição está, actualmente, patente na Bienal de Veneza.

KL

Kunsthalle Lissabon

21.06 – 17. 08 (2013)

Posters for the museum of the northeast man is Jonathas de Andrade’s first solo show in Portugal, and also in Europe. Departing from the “Museu do Homem do Nordeste”, an ethnographic museum created in Recife, Andrade’s hometown, in the late 70’s by sociologist and writer Gilberto Freyre, the exhibition will present a series of hypothetical posters for the museum. 

Through approaching working class men on the streets of Recife or by placing ads on the local newspapers requesting men to be photographed for the posters of the museum, Jonathas de Andrade has established an ambivalent relation with both the men and the identity they were asked to portray, through the anthropophagous and eroticized gaze of the camera lens. The posters depicting men in different daily activities try to explore, question and reassess the issues behind the construction of a regional identity, that of the north-easterner Brazilian, and its present-day meaning/relevance. 

The exhibition will also feature a new publication conceived by the artist, referring to the exhibition but existing beyond it, as an autonomous object, in which the research and the process leading to the show will be further debated. It is co-published by Kunsthalle Lissabon, Tijuana and Mousse magazine.

Jonathas de Andrade (Recife, 1982) lives and works in Recife, Brazil and is, despite his young age, one of the most internationally visible Brazilian artists. A selection of his solo shows include Nostalgia, a class sentiment (Galeria Vermelho, São Paulo, 2013), 4000 Disparos (Musée d’art Contemporain de Montréal, 2013), Tropical Hangover (Galeria Vermelho, São Paulo, 2010 and Instituto Cultural Banco Real, Recife, 2009) and Love and Happiness in Marriage (Itaú Cultural, São Paulo, 2008; Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2007 and Instituto Furnas Cultural, Rio de Janeiro, 2007). His work has been featured in the following group shows (selection): The Right to the City (Stedelijk Museum Bureau Amsterdam, 2013), The Ungovernables (New Museum Triennial, 2012), Mythologies (Cité International des Arts, Paris, 2012), 12th Istanbul Biennial (2011), 32o Panorama da Arte Brasileira (MAM, São Paulo, 2011), Sharjah Biennal 10 (2011), 29th São Paulo Biennial (2010), 7th Mercosul Biennial (Porto Alegre, 2009). de Andrade was recently a resident artist at Gasworks, London and at Townhouse Gallery, Cairo. He was nominated for the Future Generation Art Prize 2012, having been one of the winners of the special prize. 

(C) imagem: cortesia de Kunsthalle Lissabon

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