Projecto MAP na Bienal de Veneza (2013)

O ProjectoMap – Mapa de Artistas de Portugal – participa numa série de mesas-redondas que abordam temas da cultura e do meio artístico em Portugal. Intituladas ‘Portugal: que Arte, que Futuro, que Futuro para a Arte?’ são promovidas no âmbito do projecto Trafaria Praia, de Joana Vasconcelos, que representa Portugal na 55ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia. O ProjectoMap integra o painel no dia 30, subordinado ao tema ‘A Cena Artística Portuguesa: Artistas para Agora’.

Moderados por Miguel Amado, estes debates contam, também, com a participação da curadora Filipa Oliveira, da comissária e crítica Luísa Soares de Oliveira, da historiadora Raquel Henriques da Silva, do programador e ensaísta Paulo Cunha e Silva, da galerista e comissária Alda Galsterer, entre outros. O evento decorre a bordo do cacilheiro Trafaria Praia, ancorado na Riva dei Partigiani, junto aos Giardini, em Veneza.

Programa:

Dia 29Portugal na Bienal de Veneza: Histórias e Questões, com Paulo Cunha e Silva e Raquel Henriques da Silva. 

Dia 30: A Cena Artística Portuguesa: Artistas para Agora, com Moritz Elbert/ Colectivo de Curadores e Filipa Oliveira.

Dia 31: O Campo Cultural Português: Entre Ontem e Amanhã, com Alda Galsterer e Luísa Soares de Oliveira.

Dia 01: A Imagem da Cidade: de Lisboa a Veneza, com Carlos Fortuna e Rosário Salema de Carvalho.

ProjectoMap será, igualmente, apresentado, no dia 31, no âmbito dos Open Studios & International Talks Atelier BLM 2013, a decorrer na Fondazione Bevilacqua La Masa, Convento Santi Cosma e Damiano, Giudecca, em Veneza.  A apresentação incluirá o visionamento de dois filmes sobre o ProjectoMap – o primeiro foi realizado em  colaboração com o artista João Paulo Serafim e o segundo conta com as contribuições dos artistas: Ana Pérez-Quiroga, Joana Craveiro, Joana Linda, Cristina Ataíde, Luciana Fina, Miguel Bonneville, Paula Roush, Raquel Melgue, Rodrigo Oliveira, Sara & André e Bárbara Assis Pacheco. 

O ProjectoMap é um projecto de investigação, divulgação e reflexão sobre a arte contemporânea em Portugal, uma proposta inédita, a nível nacional, da autoria do Colectivo de CuradoresA plataforma online lançada, em 2011, apresenta um mapa dinâmico, interactivo e em constante crescimento dos artistas e das suas ligações, oferecendo uma ferramenta essencial de exposição e pesquisa da produção artística contemporânea.

O Colectivo de Curadores foi fundado, em 2008, por Alda Galsterer, Felipa Almeida, Moritz Elbert e Verónica de Mello, uma equipa multidisciplinar que escolheu Lisboa como plataforma para a sua actividade após diversas experiências internacionais. Desde 2009, desenvolve o ProjectoMap, com o objectivo de criar uma ferramenta de informação e reflexão sobre a cena artística portuguesa, entre outros projectos editoriais e expositivos.

Em 2011, o Colectivo de Curadores convidou os artistas Ana Pérez-Quiroga, João Paulo Serafim, Pedro Barateiro e Sara & André a revelar dois nomes da própria rede de referências e amizades, dando início ao processo de nomeações sucessivas que resultaria na plataforma online. Dois anos mais tarde, o site conta com uma rede de 138 artistas, que reflecte a diversidade das ligações pessoais e profissionais no panorama artístico português, incluindo figuras como Alberto Carneiro, Alexandre Estrela, Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Helena Almeida, João Queiroz, Pedro Cabrita Reis e Rui Chafes, entre outros. Cada artista é representado no mapa com uma biografia, uma pequena entrevista em português e inglês e uma selecção representativa de imagens da sua obra.

A metodologia curatorial do ProjectoMap, onde cada artista convida outros dois a participar, e assim sucessivamente, inspira-se na exposição Friends, Freunde, d’Frund, inaugurada, em 1969, nas Kunsthallen de Berna e Düsseldorf. Nesse ano, quatro artistas Daniel Spoerri, André Thomkins, Karl Gerstner e Dieter Roth, em colaboração com os curadores Harald Szeemann e Karl Ruhrberg, criaram uma exposição a partir das suas ligações de amizade, convocando os seus amigos e os amigos dos amigos, com o propósito de apresentar o seu universo pessoal.

Link: Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza

PM

 

Anúncios