AND_Lab

abertura: 16.03.2013

O AND_Lab | Centro de Investigação Artística e Criatividade Científica emerge do encontro entre dois modos de fazer: o do coreógrafo João Fiadeiro e o da antropóloga Fernanda Eugénio. A força deste encontro assentou na descoberta de que ambos partilhavam uma inquietação comum à volta das questões como viver juntos e como não ter uma ideia – inquietação que vinha, desde há muitos anos, sustentando as suas respectivas trajetórias.

O AND_Lab posiciona-se enquanto ponto de convergência entre as artes, as ciências e o quotidiano – e entre as questões éticas, estéticas e políticas que aí se manifestam. Duas linhas programáticas estruturam a atividade: a formação e a investigação. O Programa hANDling dedica-se à transmissão do Modo Operativo AND, um jogo de “com-posição” colectiva metaestável, no qual o plano da convivência emerge do próprio conviver. O Programa stANDing abriga círculos de investigação colaborativa “indisciplinar”, que acolhem pesquisadores associados, residentes e visitantes.

A abertura do AND_Lab assinala, também, o fim de um ciclo de atividades da RE.AL, estrutura da qual é herdeiro e que promoveu, durante mais de 20 anos, uma programação mista entre a criação e a investigação artística.  Na altura, a RE.AL posicionou-se enquanto ‘REsposta ALternativa’ à precariedade gritante de discursos e práticas do mainstream institucional dos anos 70 e 80. O AND_Lab desenha-se agora como ‘pergunta alternativa’ aos modelos de convivência e colaboração dos anos 90 e 00.

+ info

AND

Anúncios