Musing on Culture de Maria Vlachou

MC1

A sessão de lançamento do livro ‘Musing on Culture’, de Maria Vlachou, realiza-se na próxima quinta-feira, 14 de Março, pelas 18h30m, na Livraria Bulhosa de Entrecampos (Lisboa). 

Nessa sessão, decorrerá, também, uma conversa sobre políticas e práticas culturais, em torno de questões levantadas por Maria Vlachou no seu livro, com: Inês Fialho Brandão (museóloga), Rui Catarino (gestor cultural) e Carlos Pimenta (encenador). A sessão será moderada por Sandy Gageiro (jornalista).

O livro editado pela Bypass Editions em colaboração com a Flatland Design reúne textos seleccionados do blog ‘Musing on Culture’ e é prefaciado pelo encenador Jorge Silva Melo e por Michael M. Kaiser, Presidente do Kennedy Center for the Performing Arts em Washington, D.C.

“Este livro levanta questões e inicia conversas que devem perdurar durante anos, talvez décadas”. – Michael M. Kaiser

O blog Musing on Culture de Maria Vlachou foi criado, em 2010, com o objectivo de contribuir para a preservação da “biodiversidade de vozes” no sector cultural. O blog evoluiu, passando de um projecto apenas pessoal para se tornar numa referência para muitos profissionais do sector cultural, tanto em Portugal, onde Maria Vlachou vive e trabalha, como no estrangeiro. O livro ‘Musing on Culture: Management, Communications and Our Relationship with People’ reúne uma selecção de textos, a partir de posts dispersos no blog, que ajuda a melhor identificar as áreas de particular interesse e preocupação para a autora – o lugar da cultura, gestão cultural, pessoas/ comunicação/ acesso, marketing e museus –, assim como o desenvolvimento do seu processo de reflexão.

300x300

Maria Vlachou (n. 1970, Grécia) trabalha na área de Gestão e Comunicação Cultural. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. De 2011 a 2013, participa no Summer International Fellowship Program em Arts Management do Kennedy Center em Washington, D.C. Desde 2005, Vlachou é membro dos Corpos Gerentes do ICOM Portugal. É também membro fundador do GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus. Maria Vlachou é Mestre em Museologia (University College London, 1994), com uma tese sobre marketing de museus.

 

Anúncios