Ana Pérez-Quiroga: A arte de viajar

Ana Pérez-Quiroga,

Ana Pérez-Quiroga, Plane-dreaming, 2012. Desenho a tinta-da-china em papel de arroz, pérolas barrocas. Cortesia da artista e da Galeria Quadrado Azul (Porto).

Galeria Quadrado Azul (Porto)

08.03—20.04. 2013

A arte de viajar teve como ponto de partida o livro homónimo do filósofo Alain de Botton, no qual a artista encontrou ideias muito próximas ao seu próprio processo de trabalho – a viagem, a preparação, a paisagem, a vida, o acaso, a arte e a felicidade.
  • All the journeys (2013). Trabalho composto de 2002 pérolas barrocas, 1001 fios de seda, tecido de seda, uma cama de água, luz e ventoinha. São pérolas oriundas dos mares da China, com uma superfície naturalmente irregular, o que cria diferenças entre si.
  • Plane-dreaming #112 (2012). Doze desenhos a tinta-da-china em papel de arroz, com a forma de janelas de avião. Em cada janela, uma pérola barroca. Os desenhos foram pintados por Lin Qin (林禽), utilizando uma técnica tradicional chinesa, e assinados e carimbados pela artista.
  • Brise soleil #13 (2013). Instalação de papel de arroz nos vidros da galeria.

Ana Pérez-Quiroga nasceu em Coimbra, em 1960. Vive e trabalha entre Lisboa e Xangai. Actualmente, encontra-se a desenvolver o doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes, em Coimbra (no âmbito de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT), com um projecto que aborda a sua própria casa enquanto instalação artística. Em diversos meios, sobretudo em fotografia e instalação, a prática de Ana Pérez-Quiroga tem-se centrado no encontro com objectos, assim como com situações decorridas na vida quotidiana, que são depois retirados do seu lugar de origem e deslocados para um contexto artístico. 

O seu trabalho tem sido mostrado regularmente em exposições individuais: no Museu do Neo-realismo, Vila Franca de Xira (2012); no Museu Nogueira da Silva, Braga (2012); no Appleton Square, Lisboa (2012); no MOCA Shanghai – Museum of Contemporary Art, China (2008); no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, Portugal (2004). E em exposições colectivas: no Centro de Artes de Sines, Sines (2012); na Galeria Quadrado Azul, Porto (2012); no Museu do Chiado, Lisboa (2012); no Círculo De Artes Plásticas De Coimbra, Coimbra  (2010); no Museu da Presidência da República, Lisboa (2009); no Museu da Cidade, Lisboa (2006); no Auditorio de Galicia, Santiago de Compostela, Espanha (2006).

Aqui outros artigos sobre a artista

Anúncios