Desenho na Universidade Hoje

D

CALL FOR ENTRIES  (data limite: 13 de Janeiro de 2013).

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE convida investigadores, artistas e estudantes a submeterem artigos e projectos experimentais que reflitam sobre o uso do desenho como construção do conhecimento nos diversos campos disciplinares da universidade contemporânea.

Pensado como um processo em que a mente se compromete com uma ideia que só pode ser expressa visualmente, o desenho é, também, uma mediação incorporada do conhecimento, transversal a áreas muito distintas do saber e da investigação — das artes às ciências humanas e às ciências exatas. No entanto, o seu estatuto e os usos que protagoniza na universidade atual são ainda uma incógnita, confinada às especificidades dos departamentos e centros de investigação.

 O renovado interesse no desenho fora das áreas a que está tradicionalmente associado – as artes plásticas, a arquitectura e o design – é um sintoma da sua emergência nos diversos contextos pedagógicos, laboratoriais e expositivos/comunicativos, como imagens, diagramas, modelos, traços, metodologia e processos.

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE propõe, assim, reunir o pensamento emergente em torno do desenho, como estratégia visual e performativa na atividade universitária – das artes visuais e do design à medicina, do desporto às ciências cognitivas, da geografia à criminologia, das engenharias às ciências da comunicação, da arqueologia à biologia, da arquitectura à etnografia.

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE é organizado por:

– Núcleo de Desenho do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade

– Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

– Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

– Escola de Arquitectura da Universidade do Minho

Mais informações: aqui

Anúncios