9 + 1 Ways of Being Political @ MoMA

Project for a Painted Wall, Hartford, Connecticut. Perspective © All rights reserved Jason Crum 1969 United States. Gouache on photograph. 13 3/4 x 16 7/8″ (34.9 x 42.9 cm). The Museum of Modern Art, New York. Purchase, 1969. Image courtesy MoMA, NY, 2012.

9 + 1 Ways of Being Political: 

50 Years of Political Stances in Architecture and Urban Design

Curador: Pedro Gadanho

Margot Weller: curadora assistente

@ Architecture and Design Galleries, (MoMA), NY

O potencial político da arquitetura foi um dos princípios fundadores da avant-garde no início do século XX. Ainda hoje, existe a convicção de que esse potencial tem sido subjugado pela realidade económica e pela associação da arquitectura a estruturas de poder. Tal percepção, porém, é desmentida pelo surgimento de uma nova avant-garde, nas décadas de 1960 e 70, e por práticas emergentes que testemunham o renascimento de uma participação mais activa, a nível social e político, que vem reafirmar a importância da arquitetura.

Esta instalação, com peças da coleção de arquitectura do MoMA, oferece uma série de novas perspectivas sobre a forma como, ao longo do último meio século, os arquitectos responderam à constante evolução da polis. Dividida por nove secções, esta exposição coloca a arquitetura em diálogo com obras de outros criativos: artistas, fotógrafos e designers e apresenta uma série de propostas críticas (radicais, institucionais e iconoclastas) que esbatem as fronteiras de análise social do espaço público.

Link e artigo relacionado:

Arch Paper

MoMA

Jason Crum (American, 1935–2004). Project for a Painted Wall, New York City, New York. Perspective. 1969. Gouache on photograph. 30 x 20″ (76.2 x 50.8 cm). The Museum of Modern Art, New York. Purchase, 1969. Image courtesy MoMA, NY, 2012.

Anúncios