Avelino Sá – No Caminho das Montanhas
10 Novembro a 22 Dezembro 2012
A Galeria Fernando Santos, inaugura, hoje, uma exposição individual de Avelino Sá.
Relembrando Miguel von Hafe Perez em 2008, aquando da exposição no Museu Amadeo de Souza Cardoso, para Avelino Sá a utilização da encáustica representa a possibilidade de oscilar entre a pintura, o desenho e a escultura, isto se pensarmos nas incisões que revelam o preto de base como elementos que, rompendo a superfície pictórica, vão ampliar a percepção da sua complexidade estrutural.
Apresenta agora uma nova série de trabalhos que têm como ponto de partida a poesia japonesa, pretendendo devolver a quem os recebe, a frescura do olhar, a inocência e, ao mesmo tempo, o prazer da descoberta e da liberdade do pensamento estético. Tal como nos haikus, estas encáusticas nascem no interior do silêncio e é para o silêncio que tendem.
Avelino Sá (Santa Maria da Feira, 1961), vive e trabalha no Porto.
Estudou Artes Gráficas e Artes do Fogo na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis e Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto.
Está representado em várias colecções públicas, tais como, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto; Museu Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporânea (MEIAC), Badajoz; Museu Colecção Berardo, Lisboa; Fundação Ilídio Pinho, Porto; Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante entre outras.
Link: fotografias da exposição (via facebook)
+ info: Galeria Fernando Santos