Revolution Happened Because …

Revolution Happened Because Everybody Refused To Go Home

Até 11 de novembro, 2012.

Um projecto de e sobre a luta contra o capitalismo e a desigualdade.

Bureau Publik (Copenhaga, Dinamarca) apresenta uma exposição sobre os actos de desobediência civil e as várias formas de resistência e protesto, que têm ocorrido, a nível global, apresentando, igualmente, uma perspectiva do ponto de vista histórico.

Arte e activismo político com o objectivo de desenvolver novas formas de imaginar o mundo.

A exposição parte do projecto Disobedience Archive – arquivo da desobediência (O escritório temporário) do curador Marco Scotini – um arquivo que reune obras de carácter marcadamente político que assumem o seu activismo através da arte. O arquivo contém uma extensa coleção de material vídeo que analisa as diferentes táticas de resistência, seja através do activismo directo ou da produção de contra-informação. Esta coleção, de imagens heterogéneas, funciona como um guia histórico que documenta, entre outros: as lutas sociais italianas de 1977, os  protestos à escala global (antes e depois de Seattle) e as atuais insurreições no Médio Oriente e no Mundo Árabe. 

O colectivo Crisis Mirror (Copenhaga) irá analisar, durante a exposição, o impacto e a complexidade da crise em quatro aspectos fundamentais –  económico, ambiental, social e político – que têm vindo a sofrer alterações, em alguns casos profundas, com o colapso financeiro de 2008.

Crisis Mirror é um colectivo de trabalho interdisciplinar que produz e distribui informação sobre o capitalismo. Neste evento, o grupo foi convidado a organizar palestras e debates, elegendo a exposição como ponto de encontro de debate do estado social e político do mundo.

O Bureau Publik tem como objectivo a realização de actividades artísticas que promovam o entendimento da crise atual. Os protestos, do ano passado, nos EUA, Norte de África, Médio Oriente e na Europa, criaram novas formas de resistência, de crítica e de luta contra a manipulação neo-liberal e o seu impacto nas nossas vidas. O Bureau Publik pretende apontar novos caminhos e formas de organizar o mundo através da arte. 

Anúncios