Shelter byGG (um objecto itinerante)

Gabriela Gomes, Shelter byGG, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Cortesia de Gabriela Gomes e da Capital Europeia da Cultura.

A designer Gabriela Gomes criou ‘Shelter ByGG’, um projecto que traz para o espaço público um objecto escultórico habitável. É uma escultura, um objecto funcional e uma casa em trânsito. Actualmente, encontra-se na cidade de Guimarães, por ocasião de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

‘Shelter byGG’ é um módulo habitável, que nos convida a dormir numa escultura instalada no espaço púbico. O módulo terá um quarto duplo com WC integrado, pensado para o conforto e a privacidade dos utilizadores. A componente estética não fica esquecida e é um dos pontos fortes deste projecto. 

Trata-se de um objecto experimental que cruza a escultura, o design e a arquitectura, desafiando novas experiências de espaço e questionando relações de fruição artística e de habitação. Desta forma ‘Shelter byGG’ conjuga conceitos plásticos com a funcionalidade, a sustentabilidade, a partir de uma instalação, uma espécie de “casulo/quarto”. 

Espera-se obter com este projecto, uma manifestação artística que proporcione uma experiência inovadora e inesperada enquanto espaço de alojamento, associado a soluções eco-sustentáveis e à mobilidade. Na sua construção e funcionamento são visíveis as preocupações ambientais, nomeadamente: a sustentabilidade pela utilização de materiais não poluentes e recicláveis e a ecoeficiência energética pelo uso da energia solar. 

A mobilidade, associada à característica temporária da instalação, torna-o um “objecto itinerante”, apresentado na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, mas a sua fácil deslocação num TIR permitirá que circule, posteriormente, por outros lugares sem necessidade de infraestruturas.

Gabriela Gomes, Shelter byGG, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Cortesia de Gabriela Gomes e da Capital Europeia da Cultura.

Gabriela Gomes (n. 1968) licenciou-se em Artes Plásticas-Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1992. Concluiu Pós-Graduação em Design Industrial, pela Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos e o curso “A Figura do Monumento” pelo Convento da Serra da Arrábida em 1993.

De 1992 a 2000, participou em vários worshops e desenvolveu concepção cénica e figurinos para peças de teatro. Em 2005, é convidada a integrar o projecto de intercâmbio de arte contemporânea “linha imaginária” em São Paulo, Brasil. 

Entre 1990 e 2006 desenvolveu trabalho nas artes plásticas e realizou várias exposições individuais e colectivas, participou em Bienais Internacionais, Feiras e Mostras de Arte Contemporânea em Portugal, França, Suiça, Brasil e Holanda. 

Em 2006, cria o projecto ByGG, um projecto pessoal de design de produto, com o qual recebe apoio do Prémio Nacional das Industrias Criativas, em 2009. Em 2010, é seleccionada no âmbito do “Destination Portugal” para lojas MoMA de Nova Iorque e de Tokyo e para os “Talents” da feira internacional Tendence Messe Frankfurt -Alemanha.

Gabriela Gomes, Shelter byGG, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Cortesia de Gabriela Gomes e da Capital Europeia da Cultura.

Gabriela Gomes, Shelter byGG, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Cortesia de Gabriela Gomes e da Capital Europeia da Cultura.