Daniel Blaufuks – Remembering to Forget

Fundação Michael Cacoyannis (Atenas, Grécia)

homenageia, entre 4 e 7 de Julho, 

o fotógrafo e cineasta 

Daniel Blaufuks

Daniel Blaufuks utiliza no seu trabalho a fotografia e o vídeo, apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes. Explora a ligação entre o tempo e o espaço e a representação da memória privada e pública.

A forma como lidamos com estas questões, a nível individual e colectivo, a subjetividade e a instabilidade da memória, são alguns dos temas que fazem parte do seu trabalho e percurso artístico. A memória histórica é, igualmente, um dos temas maiores na sua abordagem.

O título deste tributo ‘Remembering to Forget’ diz respeito ao processo de escolha (ao lidar com a memória) e de que forma essa escolha determina o presente e o futuro.

Serão exibidos os seguintes filmes: Eden, 60′, doc., video, 2011; Slightly smaller than Indiana, doc., 78′, sound, video, 2006; Under strange skies, doc., 57´min., video, 2002; Três quartos de memória, 24′, sound, video, 2011; What is left is right and what is right is wrong, 5′, loop, sound, video, 2009; The absence, 20′, loop, sound, video, 2009; Traum, 12′ 20 min., loop, sound, video, 2006; Motel, 4´min., loop, sound, video, 2005. 

Daniel Blaufuks nasceu em Lisboa, em 1963, no seio de uma família polaca-alemã, de origem judaica. Estudou no Ar.co, em Lisboa, no Royal College of Art, em Londres, no Watermill Center, em Nova Iorque e no International Studio and Curational Program, em Nova Iorque. 

Foi várias vezes premiado: Melhor Documentário Português, IndieLisboa, 2011, Melhor proposta, LOOP, Barcelona, 2008, selecionado para o Prêmio Deutsche Boerse, 2007, Melhor Livro de Fotografia do Ano na Categoria Internacional, PhotoEspaña, 2007, Prémio de Fotografia BES, 2007, Nomeado para o Prêmio Albert Renger-Patzsch, 2006, Melhor Diretor, Caminhos do Cinema Português, Coimbra, 2002, Melhor Diretor, Vila do Conde Festival Internacional de Curtas de 2001, a Kodak Prêmio Nacional, 1990.

Participou e produziu inúmeras exposições, individuais e coletivas e as suas obras podem ser encontradas em vários museus e coleções: Byrd Hoffman Foundation, New York, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Centro Cultural de Belém, Lisboa, Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela, Centro Português de Fotografia, Porto, Centro de Artes Visuais, Coimbra, Colecção BES, Lisboa, Fundação PLMJ, Lisboa, MEIAC, Badajoz, Museu de Arte Contemporânea, Funchal, O Museu Temporário, Lisboa, Museu da Cidade, Lisboa, entre outros. Daniel Blaufuks realizou, também, vários filmes e vídeos.

(C) imagem: © Daniel Blaufuks, cortesia do artista.

Anúncios