Paulo Catrica: Memorator
memorator
memorator, oris [memoro], m. O que recorda alguma coisa; o que fala de (1)
A nomenclatura visual de um lugar/edifício sob a forma de um atlas fotográfico? Este ensaio visual propõe uma teoria da memória e do espaço do Teatro D. Maria II convocando diferentes géneros e tipos de fotografias de diversos tempos históricos.
O incêndio que destruiu o interior do teatro D. Maria II na madrugada de 2 de Dezembro de 1964 instiga e coabita o argumento. A reconstrução durou catorze anos, e o ‘novo’ teatro inaugurado em Novembro de 1978, pelo poder político que emergiu com a revolução de Abril, é o derradeiro exemplo do ‘historicismo’ arquitectónico que orientou muitas das obras do Estado Novo.
Partindo do presente, de fotografias do teatro realizadas em 2014 e resgatando fotografias históricas a diversos arquivos, em particular ao espólio do fotógrafo José Marques, recentemente adquirido pelo TNDM II, este atlas fotográfico projecta um edifício do ‘novo’ e do ‘outro’ teatro. No entanto, recusa a perspectiva do inventário ou a construção de um resumo, não segue uma cronologia nem mesmo regras de serialização documental. Não pretende nem ilustrar, nem reconstruir o edifício do teatro, o que existe hoje ou o que desapareceu consumido pelo fogo em Dezembro de 1964. As fotografias enquanto citações, revelam e confrontam micro‐histórias, de assuntos, factos ou acontecimentos criando uma narrativa historiográfica que intersecta e confronta a matriz documental e a hipótese alegórica das fotografias. A (re)construção deste edifício mnemónico cabe ao leitor/espectador, depende do seu grau de interesse e de (re)conhecimento do assunto.
Paulo Catrica | Lisboa, 12 de Janeiro de 2015
+ info:
Paulo Catrica | Memorator
Edição: Bicho-do-Mato & Teatro Nacional D. Maria II
Conceção, layout e textos: Paulo Catrica
Local e data de edição: Lisboa, 2015
Ponto de venda: Livraria do Teatro Nacional D. Maria II
(C) Texto e imagens: cortesia do artista Paulo Catrica.
Nota:
(1) Dicionário Latino-Português, 3.a edição, Lisboa, Edições Marânus, 1937.