Relicário 4

> 18 de Outubro, 2014

Galeria Pedro Oliveira (Porto)

Artistas: John Baldessari, Michael Biberstein, Antony Gormley, Julião Sarmento

4

Um número pequeno mas significativo.

Significativo por duas razões primordiais.

Por se tratar da 4ª edição do calendário expositivo da série Relicário, iniciada em 2011.

Por ser coincidente com o número de artistas expostos em cada uma das edições, 4.

Sendo o conjunto formado por obras da colecção da galeria e dos próprios artistas, a ideia que preside à série Relicário, leva-nos a uma viagem através do tempo protagonizada pela presença e obras de artistas que em vários momentos deixaram aqui a sua forte marca pelas exposições realizadas. Exposições marcantes, cuja pegada se pretende agora reconfigurar.

Subsidiária dessa primeira ideia original estará uma outra, transversal a toda a actividade artística como emissora de paixões, destacando-se a paixão maior que é o coleccionismo como forma de estar, interagir, significar.

Numa altura em que os acontecimentos no mundo o parecem definitivamente transformar, em que a vivência nos torna ansiosos em desfechos imprevisíveis, em que a rapidez das circunstâncias nos desfigura a realidade, assumindo estádios de libertinagem materialista como nunca antes vistos, o afã de nos libertarmos de coisas ou rapidamente adquirirmos outras que nos parecerão mais rentáveis, o coleccionismo surge assim como apanágio dos resistentes, dos que ainda acreditam nas coisas belas encarando-as não como meras mercadorias, mas bens a preservar e a transmitir aos nossos agregados.

Esses bens devem contudo respirar e retirar o manto que o tempo os vestiu na sua recôndita dignidade. Devem ser partilhados de quando em vez, por todos aqueles que nutrem curiosidade pelo que se lhes dá a rever.

É nesse sentido que aparecem todos os anos estas pequenas exposições de obras grandes de artistas maiores que eu tive o prazer e a honra de outrora mostrar e agora efemerizar.

Compete-me agradecer aos artistas e em particular à família do Michael Biberstein, artista prematuramente falecido em 2013, cujas obras em parte represento e a todos os verdadeiros coleccionadores aos quais também este Relicário 4 é dedicado.

Pedro Oliveira | Setembro, 2014

+ info:

Galeria Pedro Oliveira

(C) Imagens e texto: Cortesia Galeria Pedro Oliveira, Porto, 2014.

Anúncios