Noé Sendas: To Make Ends Meet

> 7 de junho, 2014

Invaliden 1 (Berlim, Alemanha)

Esta é a primeira exposição de Noé Sendas no novo espaço da galeria Invaliden 1 em Schönleinstraβe 25. Esta mostra apresenta uma selecção de imagens das suas séries mais recentes: Peeps e Crystal Girls. Além da instalação principal, o novo livro Geometries, editado por Sandra Feio, que combina imagens da série Peeps com recortes geométricos, encontra-se, também, em exposição.

Depois de ter trabalhado em esculturas e instalações de grande escala, Sendas decidiu, em 2009, desenvolver uma série de colagens de fotografias, mais pequenas e fáceis de manipular, mas que lhe permitiam prosseguir o seu interesse por temas surrealistas e desenvolver os seus talentos de escultor.

Noé Sendas é um colecionador apaixonado de postais vintage e de retratos de estrelas de cinema da idade de ouro de Hollywood e, ao utilizar estes recursos, não tem dificuldade em encontrar matéria-prima nova para as suas investigações. Referindo-se à série Crystal Girls, o artista diz: «Quando comecei a trabalhar os retratos como se fossem esculturas, utilizei noções de gravidade, peso e equilíbrio. Se apagar a perna esquerda de uma figura numa fotografia, terei de acrescentar uma pedra na mão esquerda da mesma figura para ela se equilibrar e não cair.»

À semelhança da maioria das colagens, a obra desenvolve-se em três momentos: selecção das imagens originais, criação de novas formas e apresentação final. A série Crystal Girls começa como a apropriação de uma imagem existente de um retrato de uma estrela feminina que a seguir passa por uma série de manipulações complexas, sendo, por vezes, a mise-en-scène fragmentada de forma surrealista. Em muitos casos, a unidade dos corpos exibidos é dividida e estes são fundidos no seu ambiente. Em outras situações, o artista introduz formas simples que evocam memórias de modernidade. A série Peeps baseia-se em imagens do tamanho de postais eróticos vintage, que intervêm com formas geométricas directas, a maior parte das vezes únicas, e reimpressas à mesma escala. As séries Crystal Girls e Peeps resultam em impressões a preto e branco, em papel rugoso, com fac-símiles de fotografias originais do século passado. Incorporadas em molduras delicadas e instaladas em grupos, as montagens induzem muitas vezes um determinado ambiente ou atmosfera. Separadas e ainda mais como «área delimitada», actuam como compartimentos recuperados de glamour, funcionando como pontos de fixação num imaginário cheio de gestos nobres, formas exclusivas, ligações culturais cruzadas e uma profunda indecisão.

A ausência quase dogmática de um rosto visível – estão todos escondidos, desgastados ou cobertos – amplia a nobreza vulnerável das figuras; como diz Sendas: «Todas as minhas fotografias manipuladas não têm rosto ou, como eu gosto de dizer, são anónimas»«como se tivessem sido encontradas no site de arqueologia do Glamour».

As obras de Noé Sendas foram expostas em vários museus e instituições, entre os quais: Akademie der Künste & Künstlerhaus Bethanien, Berlim, Kunstmuseum Bonn, Alemanha; Yerba Buena for the Arts, S.Francisco & VAC-Visual Arts Center at the University of Texas, EUA; Frankendael Foundation, Amsterdam, TENT, Rotterdam & Museum Hags Gement, Países Baixos; Alameda Art Laboratory (LAA), Cidade do México; Centro de Artes Helio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil; Espace Photographique Contretype Centre d`Art Contemporain pour la Photographie, Bruxelas & Le Plateau, Paris; Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Museu Berardo, Fundação Viera da Silva, MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa; Fundação ICO, Casa America, Madrid, Museo de Arte Contemporáneo Gas Natural Fenosa, Coruña, Museo de Arte Contemporáneo de Vigo, Museo Contemporáneo Español Patio Herreriano, Valladolid, MEIAC Museo Extremeño Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz,  Sala de exposiciones Foundation Marcelino Botín, Santander, Espanha; entre muitos outros.

Noé Sendas vive e trabalha em Madrid e Berlim.

Excertos do texto de Stephan Köhler, Berlim 2014

(texto original a seguir à imagem)

 + info:

Noé Sendas

Invaliden 1

Invaliden 1 galerie is delighted to announce Noé Sendas first solo exhibition at its new gallery space in Schönleinstraße 25. A selection from the artist most recent photo collage series, namely “Peeps” and “Crystal Girls” will be shown.

In order to create a unified display Sendas arranged a constellation of his works in relation to an extensive, ultimately alluded, mantelshelf. Aside from the main installation the new art book “Geometries”, edited by Sandra Feio, is on view: a playful release which combines images from the “Peep” – series with geometric cut outs.

After working on large scale sculptures and installations, Sendas decided in 2009 to develop a series of photo collages, which would be much smaller and easier to handle, but still allow him to pursuit his interest for surrealistic topics and develop his abilities as a sculptor.

Noé Sendas is a passionate collector of vintage postcards and movie star portraits from Hollywood’s golden age, using these resources, he had no problems to find new raw material for his investigations. The “Crystal Girls” series was initiated says the artist: “When I started to work on pictures as if they were sculptures, using the notions of gravity, weight and balance. If you erase the left leg from a figure in a photograph, you should add a stone on the right hand of the same figure, so it is balanced and does not fall.”

As in most collages the completed work fuses three steps: the selection of the original images, the implementation of new forms and its final presentation. A “Crystal Girl” starts as an appropriation of an existing image of a female star portrait, which then goes through a series of complex manipulations: parts of the background are extended, significant elements are either blown up, hidden or inserted, sometimes the whole Mise-en-scène is fragmented in a surrealistic way. The unity of the shown bodies is often fragmented and they are merged with their environment. At times the artist implants simple forms, which evoke memories of Modernity. Sendas second body of work, “Peeps”, is based on vintage erotic postcard size images, intervened with direct, mostly single, geometrical shapes and re-printed in the same scale. The “Crystal Girl” and “Peep series result in black and white prints on rugged paper, facsimiling original photographs from the last century. Incorporated in delicate frames and installed in balanced groups, the assemblages often induce a certain environment or atmosphere.  Singled and even more as a “field”, they perform as recovered partitions of glamour, they operate as fixing points within an imaginary fulfilled with noble gestures, exclusive forms, cultural crosslink’s and deep unsettledness.

The almost dogmatic absence of any visible face – all of them are hidden, eroded or covered – amplifies the vulnerable nobleness of the figures; as Sendas says: “As all my manipulated photographs are faceless or, as I like to say, Nameless”–“as if they had just been found at the archaeology site of Glamour”.

Noé Sendas works were showed extensively at numerous Museums and Art Institutions such as: Akademie der Künste & Künstlerhaus Bethanien, Berlin, Kunstmuseum Bonn, Germany; Yerba Buena for the Arts, S.Francisco & VAC-Visual Arts Center at the University of Texas, USA; Frankendael Foundation, Amsterdam, TENT, Rotterdam & Museum Hags Gement, The Netherlands; Alameda Art Laboratory (LAA), México City; Centro de Artes Helio Oiticica, Rio de Janeiro, Brazil; Espace Photographique Contretype Centre d`Art Contemporain pour la Photographie, Brussels & Le Plateau, Paris; Calouste Gulbenkian Foundation, EDP Foundation, Berardo Museum, Viera da Silva Foundation, MNAC National Museum for Contemporary Art, Lisboa;Foundation ICO, Casa America, Madrid, Museum de Arte Contemporáneo Gas Natural Fenosa, Coruña, Museum de Arte Contemporáneo de Vigo, Museum Contemporáneo Español Patio Herreriano, Valladolid, MEIAC Museum Extremeño Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz,  Sala de exposiciones Foundation Marcelino Botín, Santander, Spain; amongst many others.

Noé Sendas lives and works in Madrid & Berlin.

Stephan Köhler, Berlin 2014

+ info:

Noé Sendas

Invaliden 1

 O texto original foi traduzido para o português por Manuela Parada Ramos e revisto por Celina Brás.
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