Encontros com as formas. Fotografias e filmes

Galeria da Fundação EDP (Porto)

> 6 de Julho, 2014

Curadoria: Sérgio Mah

A exposição Encontros com as Formas. Fotografias e Filmes de Ângelo de Sousa patente na Fundação da Galeria EDP-Porto, integra-se na homenagem a Ângelo de Sousa, iniciada em finais de Janeiro com a inauguração de uma mostra na Cooperativa Árvore, da qual Ângelo de Sousa foi um dos fundadores. A exposição intitulada “64-FE-66” teve o apoio da Fundação EDP e revelou um período menos divulgado da carreira deste artista. Pinturas realizadas entre 1963 e 1966, inserindo-se nas Comemorações dos 50 anos da Cooperativa Árvore. 

Esta mostra, agora apresentada pela EDP, revela-nos outra faceta deste artista, focando o seu trabalho experimental no campo da fotografia e vídeo. São apresentadas, nesta exposição, uma série de obras de fotografia e vídeo recuperadas do vasto espólio ainda inédito de Ângelo de Sousa.

Ângelo de Sousa é um dos artistas portugueses mais importantes da segunda metade do século XX. Ao longo da sua carreira utilizou diferentes técnicas e suportes: o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia, o filme, o vídeo e a cenografia.Participou em numerosas exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro, em galerias e museus. Entre elas destaca-se a XIII Bienal de São Paulo, em 1975, onde foi premiado, e a Bienal de Veneza, em 1978. Em 2001 é distinguido na Primeira Edição do Prémio EDP, de Pintura e Desenho.

Estas duas exposições no Porto constituem um tributo da Fundação EDP ao artista e pretendem celebrar a importância da sua obra no panorama artístico nacional. 

+info:

Ângelo de Sousa

Cooperativa Árvore

Fundação EDP

Galeria Fundação EDP Porto

Rua Ofélia Diogo da Costa, 45 (ao lado da Casa da Música)

4050-099 Porto

Telefone: 22.0018399

(C) imagens e texto: Cortesia Fundação EDP, 2014.

Anúncios