Güler Ates: Whispers of Colour

Kubik Gallery (Porto)

>  01.03.2014

Whispers of Colour é uma exposição individual de fotografia da artista Turca a residir em Londres, Güler Ates. Estas séries de fotografia foram criadas na Royal Academy of Arts Research Library em Inglaterra, biblioteca que atende às necessidades dos estudantes e académicos da Royal Academy há mais de dois séculos.

No seu trabalho gostaríamos de destacar o invulgar cruzamento entre uma visão ocidental e oriental sobre os mecanismos de poder, o peso cultural e a fisicalidade dos corpos, assim como todas as problemáticas ou questões levantadas por este confronto. Para esta primeira exposição individual na Kubikgallery seleccionamos um conjunto de trabalhos que coloca a figura feminina encoberta, que é frequentemente o centro do trabalho de Ates, no contexto de uma biblioteca. Estas imagens têm uma enorme carga simbólica, arquitectónica e representativa, suscitando-nos interrogações sobre temáticas de género e identidade mas ao mesmo tempo, colocando o espectador em tensão e dúvida.

O trabalho de Ates sugere uma síntese da curiosidade da visão ocidental e do paradigma oriental, num re-questionamento da definição de exótico e das fronteiras entre o público e o privado, num complexo desafio identitário. 

Güler Ates (1977; Mus, Turquia) tem um mestrado em Belas Artes – Printmaking pela Royal College of Art (2008). Actualmente, Ates é tutora da disciplina de Digital Print na Royal Academy Schools. Expõe regularmente em Inglaterra, Índia, Japão, Sérvia, Marrocos, Turquia, França, Holanda e Estados Unidos. O seu trabalho integra colecções internacionais, assim como colecções públicas como a do Victoria and Albert Museum (Inglaterra), The Royal Academy of Arts (Inglaterra), Achmea Kunstcollectie e Huis Marseille (Holanda). Ganhou o prémio Matthew Wrightson, Inglaterra (2008) e foi seleccionada para o Film and Video Umbrella, Tomorrow Never Knows Moving Image Award, Inglaterra (2011). Foi artista em residência na Space 118 Residency, Mumbai, India (2012); Leighton House Museum Residency, Londres, Inglaterra (2010); The Loft at the Lower Parel (Mumbai) e Arts Reverie (Ahmadabad) Residency, Índia (2009); The Foundacion Valparaiso Residency, Mojacar, Espanha (2008) e The Cite Internationale Des Arts Residency, Paris, França (2007).

+ info:

Güler Ates

Kubik Gallery (Porto)

(C) imagens e texto: cortesia de Kubik Gallery, Porto, 2014.

Anúncios