João Ferro Martins: Reprise

> 01.03.2014

Galeria Fernando Santos | Espaço Padaria Independente, Porto

Reprise refere-se à repetição dos materiais de abertura de uma sinfonia mais tarde no decorrer da composição. Pode também referir-se a uma versão do próprio autor de um tema musical seu já existente.

Sobre o mote do eterno retorno, João Ferro Martins propõe um conjunto de obras que desmultiplicam, uma vez mais, a sua relação com os diferentes media apresentando-se com um conjunto de esculturas/instalações e obras bidimensionais que criam relações intimistas com o seu próprio corpo de trabalho mas também com a capacidade de adaptação e reinvenção do ser humano. Debruça-se sobre a condição de existência na sombra da ruptura eminente, na fragilidade das estruturas físicas e sociais que construímos, destruímos e reconstruímos. Sobre a consciência da nossa curta duração, sabendo que no universo, acima de nós, quase nada muda durante o processo.
Vivemos na eterna tempestade, sobre o mito da calmaria. Fantasiamos com o pós-apocalipse social, pós-guerra, pós holocausto climático, pós-crash económico, pós-vida.

João Ferro Martins (Santarém, 1979). Vive e trabalha em Lisboa.
Estudou Artes Plásticas na E.S.A.D., Escola Superior de Arte e Design, Caldas da Rainha. Apresentou o seu trabalho em diversas exposições, das quais se destacam, Prémio EDP Novos Artistas/ Fundação EDP e Casa da Música, Porto; Visões do Desterro, Caixa Cultural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; em 2012, Ficção Científica, Atelier Concorde, Lisboa; Jugada a Tres Bandas (com Ana Santos), The Goma, Madrid; I wish this was a song, Music in Contemporary Art, Nasjonalmuseet, Museet for samtidskunst, Oslo; MNAA Olhares Contemporâneos, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa; em 2011, From L to L and back again (com Ruth Proctor), The Mews, Project Space, Londres; em 2010, Jack presents BESart, BES Arte & Finança, Lisboa, e, em 2008, 7 Artistas ao 10.º Mês, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

+ info:

João Ferro Martins

Galeria Fernando Santos

(C) Texto e imagens: Cortesia Galeria Fernando Santos, Porto, 2014.

Anúncios