Stefan Brüggemann | You Keep Out Of This

> 28 Fevereiro, 2014           

Galeria Múrias Centeno (Lisboa)

A Galeria Nuno Centeno iniciou um novo ciclo no seu percurso. Desde 2014 que Bruno Múrias integra a galeria como sócio e director juntamente com Nuno Centeno. Decidiram, assim, que a galeria passa a chamar-se Múrias Centeno que parte da fusão de ambos os nomes.

A nova programação vai ao encontro daquilo que no último ano foi desenvolvido. Têm um novo espaço em Lisboa, na Rua Capitão Leitão nº 14, onde a partir de dia 25 de Janeiro deram início a uma nova programação com o artista mexicano Stefan Brüggemann. A exposição estará patente até ao próximo dia 28 de Fevereiro.

You Keep Out Of This (Puddle Paintings & Text Pieces)

Esta é a segunda vez que o artista mexicano Stefan Brüggemann expõe, a nível individual, em território português, sendo que é a sua primeira exposição individual no contexto de uma galeria comercial.

A primeira exposição individual Show Titles (Audio) teve lugar, em 2010, na Kunsthalle Lissabon. Aqui mais informação.

A obra de Bruggemann está fortemente enraizada nas práticas pós-conceptuais da arte do final da década de 60 e inicio de 70. Combinando as características de meios independentes com formalidades orientadas para o mercado e uma resposta directa perante a categorização de valores estéticos. Assente na aplicação de conceitos filosóficos (com raiz no pós-estruturalismo e desconstrutivismo), o seu trabalho engloba um largo espectro de problemáticas, revelando essas ideias e significados através de texto e outros meios de representação visual. Há uma relação de afinidade que a prática de Brüggemann mantém com as tendências contra-culturais e representações da cultura internacional.

Stefan Brüggemann (n. 1975 na Cidade do México). Vive e trabalha entre a Cidade do México e Londres.

Uma nova série de telas em médio formato distanciam-se das práticas conceptuais mais tradicionais e mergulham num território ambíguo mas sedutivo. Elementos como o uso de caligrafia espontânea são aqui combinados com a aplicação directa e crua de tinta em cor de alumínio, como referência ao expressionismo abstracto e ao automatismo. Permanecem visíveis apenas pequenas partes de texto enquanto que o elemento da pintura monocromática se revela tal e qual como é.

Enquanto que o trabalho prévio de Bruggemann desafiava a definição da prática artística enquanto objecto visual, esta série tira partido da experiência espacial. As telas são mais estruturais na sua lógica abstracta: o seu ênfase não se situa apenas na superfície, mas na subordinação das partes para com o todo.

You Keep Out Of This (Puddle Paintings & Text Pieces) requer do observador um diálogo constante e fluido entre o ler e o olhar. Enquanto que os trabalhos de texto referem uma passagem efémera em relação ao tempo abrindo caminho ao futuro, as pinturas transmitem, por sua vez, um sentimento de estagnação, demonstrando as várias contradições que dizem respeito ao uso do tempo na sociedade contemporânea.

+ info:

Stefan Bruggemann

Galeria Múrias Centeno (Lisboa)

(C) Texto e imagens: cortesia Galeria Múrias Centeno, Lisboa, 2014.

Anúncios