Tatiana Macedo | Staff Only

Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa)

20.11.2013 > 02.03.2014

Inauguração: 20.11.2013 (19h)

Curadoria: Emília Tavares

– inserido na programação do Temps d’Images 2013

Em 2012, Tatiana Macedo realizou o documentário Seems So Long Ago, Nancy, inteiramente rodado no interior dos museus Tate Modern e Tate Britain, em Londres. Não se trata, contudo, de um documentário sobre os referidos museus mas antes uma reflexão visual, cultural e social sobre a presença/ausência dos vigilantes desses mesmos museus nas estratégias de comunicação e vigilância das referidas instituições. Os museus tornaram-se nas últimas décadas locais de enorme espectacularidade, onde frequentemente o espaço da meditação e da observação foi substituído por uma ideia massificada de turismo cultural, eficiente e veloz, capaz de abarcar muito em pouco tempo. De forma quase metafórica, a figura do vigilante de museu tem permanecido alheia a esta voracidade de habitação do espaço museu, mantendo alguma da sua (in)visibilidade, mas exercendo ao mesmo tempo um papel de “guardião” do efeito sacralizador e valorativo que o museu ainda encerra. O impacto e a grandeza das imagens desta obra confundem-se com a discrição e a faceta menos gloriosa da instituição museológica. Numa era em que os valores do trabalho são objecto de profundas e dolorosas transformações, esta obra de Tatiana Macedo é também uma reflexão sobre as tarefas invisíveis que sustentam o mundo.

A presente instalação, Staff Only, inicia-se na recepção e percorre depois todo o circuito da actual exposição permanente da colecção do Museu, onde são apresentadas algumas das obras de arte mais significativas da arte portuguesa entre 1850 e 1975. Durante todo o circuito da exposição será possível ver, além das obras de arte, o diálogo que se estabelece entre os vigilantes virtuais das Tate’s britânicas e os presenciais do MNAC-MC. Um diálogo que, longe de estar distanciado pela natureza cultural e institucional dos diferentes museus, se aproxima por via duma visualidade que se desenvolve nas margens do olhar sensível oficioso, permitindo outras aproximações estéticas e novas liberdades culturais.

– Emília Tavares

+ info:

Temps d’Images 2013

Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa)

Tatiana Macedo, Staff Only, no Museu do Chiado. Um evento Temps d'Images 2013. Cortesia da artista e do Museu do Chiado.

Tatiana Macedo, Staff Only, Museu do Chiado. Um evento Temps d’Images 2013. Cortesia da artista e do Museu do Chiado.

Anúncios