Pauliana Valente Pimentel (Jovens de Atenas)

Galeria Boavista (Lisboa)

26 de Setembro | 26 de Outubro (2013)

Curadoria de Ana Matos 

‘Jovens de Atenas’ resulta da residência artística que Pauliana Valente Pimentel realizou em Atenas, durante o mês de Abril de 2012, onde conheceu, acompanhou e conviveu com diversas pessoas na procura do retrato desses “jovens de atenas”, apresentado numa série de 18 fotografias e num vídeo, este último co-produzido com Sofia Riscado. Num momento tão particular da sua história e identidade, Pauliana Valente Pimentel interessou-se pelos paradoxos presentes neste ícone da história da sociedade ocidental, berço da Antiguidade na cultura, no pensamento, na filosofia. Subjacentes ao seu projecto e processo criativos estiveram questões como a identidade, a afirmação sexual e cultural, as perspectivas de futuro de uma classe média em declínio, a reflexão sobre o conceito democracia (“o poder do povo”) já nas assembleias da Grécia Antiga, a dinâmica artística que, desde sempre, tem marcado este país, o quotidiano cosmopolita da juventude de Atenas entre o medo e a incerteza, este último um sentimento que, provavelmente, marcará as primeiras décadas destes “tempos modernos”.

Pauliana Valente Pimentel percorre estes paradoxos do nosso tempo com uma invulgar acuidade, tanto nas fotografias que fez como no vídeo que realizou, apelando a uma reflexão profunda e audaz sobre o que aconteceu para que os jovens de Atenas, tal como as mulheres cantadas por Chico Buarque, “não tenham sonho, mas apenas presságios.

– Manuel Maria Carrilho, Agosto de 2013 (in Entre Paradoxos e Presságios, catálogo “Jovens de Atenas)

Pauliana Valente Pimentel nasceu em 1975 em Lisboa, onde vive e trabalha. Como fotógrafa freelancer, faz trabalhos de fotoreportagem desde o ano 2000 para diversas revistas estrangeiras e portuguesas. Participa regularmente em exposições individuais e colectivas.Em 2005 participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Pertence ao colectivo [Kameraphoto]. Para além de livros colectivos, em 2009 foi publicado o seu primeiro livro de autora ‘VOL I’, pela editora Pierre von Kleist. Esteve durante cinco anos representada na Galeria 3+1 Arte Contemporânea e actualmente é representada pela Galeria das Salgadeiras, em Lisboa. Parte da sua obra pertence a coleccionadores privados e institucionais.

A saber:

Esta exposição integra os ‘Encontros da Imagem 2013‘,, nesta que é a primeira edição do Festival em Lisboa, e faz parte de uma itinerância por Lisboa, Istambul e Atenas.

Local: Galeria Boavista: Rua da Boavista, 50, Lisboa

Anúncios