ENSEMBLE | Mel O’Callaghan

de 26 de Setembro a 16 de Novembro (2013)

Galeria Belo-Galsterer (Lisboa)

A exposição individual de Mel O’Callaghan na Galeria Belo-Galsterer faz parte da programação da extensão dos ‘Encontros da Imagem 2013‘, em Lisboa.

‘Mito é algo que se diz, e a arte e o ritual são algo que se faz.’

Em ‘Ensemble’, Mel O’Callaghan apresenta um vídeo, fotografias e instalações que reflectem sobre a natureza absurda do comportamento processual e dos gestos rituais. Nos seus trabalhos um ritual é incompleto até que tenha sido performado ou realizado; tudo para reforçar a ideia que uma performance é um ritual em acção.

A peça central da exposição é um novo vídeo ‘Ensemble’. No vídeo observamos um acto de luta, triunfo e desistência. Além do vídeo serão apresentados uma série de fotografias que documentam actos que são absurdos e ritualistas na sua origem. Todas estas personagens encontram-se presas num ritual de processo e acção. Estes actos absurdos funcionam como uma reflexão, uma representação que confronta o Homem com a sua posição existencial. Como o artista tem uma tendência para a prática, o processo torna-se a dinâmica subjacente dos actos absurdos documentados.

Mel O’Callaghan

Nasceu 1975 em Sydney, vive e trabalha em Paris. O seu trabalho foi apresentado, entre outras, nas seguintes instituições e exposições: Musée d’Art Contemporain de Rochechouart, Françe; ACCA Australian Centre for Contemporary Art, Melbourne, Austrália; CASM, Centre d’Art Santa Mònica, Barcelona; Printemps De Septembre, Toulouse; Witte de Witt, Centre for Contemporary Art, Rotterdam, Holanda; Kunstverein Konstanz, Alemanha; National Taiwan Museum of Fine Arts, Taipei, Taiwan; National Gallery of Australia, Canberra; MABA Maison d’art Bernard Anthonioz, Paris; AR/GE KUNST Galerie Museum, Bolzano, Itália e em Videoformes, Prix de la Création Vidéo, Clermont Ferrand, França; Videobrasil 05 15º, Internacional Electronic Arts Videobrasil, São Paulo; Impakt 16th Impakt Festival, Utrecht, Holanda; 59th Edinburgh International Film Festival, Edinburgh GB; Museu Nogueira da Silva, Braga. Em 2013 recebeu o Prémio ‘New Work’ grant recipient for established artists by The Australia Council for the Arts. Mel O’Callaghan é representada em Portugal pela Galeria Belo-Galsterer, Lisboa, e em França pela Galerie Allen, Paris.

(C) cortesia da artista e da Galeria Belo-Galsterer, Lisboa, 2013.

Anúncios