Traço de Arquitecto
Manuel Aires Mateus | Marcio Kogan
19 de Setembro 2013 – 2 de Novembro 2013
Baginski Galeria | Projectos (Lisboa)
Curadoria de Verónica de Mello
Esta exposição propõe um olhar ao interior do processo criativo dos arquitectos Manuel Aires Mateus (Portugal, 1963) e Marcio Kogan (Brasil,1952), através de desenhos, esquissos e maquetes de uma selecção de projectos realizados pelos ateliers dos autores. A mostra revela um espaço muitas vezes íntimo e reservado do universo privado de trabalho e de pensamento do arquitecto.
No âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa este ano na sua terceira edição, e num jogo de palavras com o titulo proposto, Close, Closer (trad. livre como intimidade, proximidade) surge a tentativa de expor o espaço intimo do processo de pensamento projectual. A linha condutora do discurso curatorial explorará o desenho como traço próprio, expressão do acto de pensar mas indissociavelmente esta exposição estabelecerá também uma discussão sobre o espaço privado e o público. A casa onde estas características se traduzem em programa, cumplicidade e forma, são para estes dois autores expressão emblemática da sua prática.
Desenhos que contam histórias, desenhos que revelam um estudo e pensamento que conduz ao objecto construído, maquetes que se constroem como um desenho tridimensional.
Uma exposição que versa sobre a forma de pensar a desenhar e desenhar para pensar.
Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963 e formou-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986. Começou a colaborar com o Arqº Gonçalo Byrne em 1983 e começou a desenvolver projectos com o seu irmão Francisco em 1988. O atelier Aires Mateus foi nessa altura constituído pelos dois irmãos apesar de ocupar um espaço dentro do atelier do Arq. Gonçalo Byrne. A crescente escala de projectos fê-los estabelecer um espaço autónomo para responder às solicitações de trabalho. Desde essa altura a dimensão e quantidade de trabalho tem sido prolífica resultando em diversos prémios de arquitectura nacionais e internacionais. A visibilidade do seu trabalho fez com que fossem convidados para fazer conferências e leccionar em várias instituições internacionais como a Graduate School of Design em Harvard, A Accademia de arquitectura de Mendrisío e em outras em Portugal. A estrutura neste momento abrange dois escritórios, ambos em Lisboa, tendo estabelecidas diversas parcerias com ateliers locais para os projetos internacionais.
Marcio Kogan nasceu em São Paulo, Brasil, em 1952. Formado em 1976 pela FAU-Mackenzie, foi realizador de filmes até os 30 anos de idade, tendo então optado pela arquitetura. Principais projectos: Du Plessis House (ASBEA Award e Record House 2004), Gama-Issa House (ASBEA Award e short list World Architecture Award 2002), BR House (IAB Award 2004 e Record House 2005), Mirindibas House, Hotel Fasano (short list Wallpaper Design Award 2005), o Museu de Microbiologia (IAB Award 2002) e, recentemente, duas casas em Espanha, uma no Alabama, uma Vila em Milão, IT e a “desarrumada” Micasa Vol._B Store. Desde 2001 o studiomk27, escritório liderado por Marcio, ganhou mais de 50 prémios brasileiros e internacionais, com destaque para o Wallpaper Design Awards, Record House, D&AD “Yellow Pencil”, LEAF Awards, Dedalo Minosse e Barbara Cappochin; além de 3 vezes finalista no World Architecture Festival.
(C) imagens, cortesia de Baginski Galeria | Projectos



