Lourdes Castro | Manuel Zimbro

Lourdes Castro, Claire Turyn, Paris. Cortesia da Culturgest.

Lourdes Castro, Claire Turyn, Paris. Cortesia da Culturgest.

À Distância

Linha de Horizonte

27 de maio – 26 de julho (2013)

@ Chiado8 (Lisboa)

Curadoria: Bruno Marchand

Da singular e multifacetada obra que Lourdes Castro tem vindo a construir desde meados da década de 1950 sobressai uma clara tendência para a economia de meios e de gestos. Longe de ser uma regra protocolar, esta tendência verifica-se, essencialmente, porque ela coincide com uma postura artística que privilegia a criação de situações ou objetos capazes de nos imporem uma atenção concentrada, uma experiência profunda e, também por isso, intensificada. Não será por acaso que alguns dos mais contundentes exemplos desta situação tenham surgido no âmbito do interesse que a artista desde cedo dedicou à sombra enquanto fenómeno e, sobretudo, enquanto território fértil para a produção de sentido. Seja no recurso a serigrafias, plexiglas ou panos, a concretização material deste envolvimento de Lourdes Castro com a poética da sombra passou sempre por uma parcimoniosa gestão das suas dimensões concreta e metafórica, num processo que teve uma das suas mais brilhantes concretizações no Teatro de Sombras que a artista criou e desenvolveu em parceria com Manuel Zimbro a partir do final da década de 1960. Para aquela que será a última exposição deste segundo ciclo curatorial no Chiado 8, Lourdes Castro revisita precisamente o Teatro de Sombras. Num momento de absoluta concentração e despojamento, será revelado neste espaço o eco de uma performance na forma de uma inscrição – um gesto que subsiste e se prolonga no tempo, reconduzindo e ampliando a sua intenção original.

Lourdes Castro, Carimbo Les Ombres. Cortesia da Culturgest.

Lourdes Castro has been constructing a singular and multifaceted body of work since the mid-1950s, displaying a remarkably clear economy of means and gestures. Far from being an established rule, this tendency of hers essentially derives from an artistic posture that gives greater emphasis to the creation of situations or objects calling for our concentrated attention and imposing on us a profound, and therefore intensified, experience. It is not by chance that some of the most striking examples of this situation have resulted from the artist’s longstanding interest in shadows as a phenomenon, and above all as a fertile territory for the production of meaning. For this exhibition, Lourdes Castro will be revisiting Theatre of Shadows, a project she created and developed in partnership with Manuel Zimbro from the late 1960s onwards. In a moment of absolute concentration and assertiveness, visitors to this exhibition will be shown the echoes of a performance in the form of an inscription – a gesture that endures and is prolonged over time, redirecting and amplifying its original intention.

Chiado 8 Arte Contemporânea
Largo do Chiado, nº8
1249-125 Lisboa

(C) imagens: cortesia de Culturgest, Lisboa, 2013.

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