Percursos | MUDE

MUDE, "Percursos, Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito", Lisboa. © Luisa Ferreira

MUDE Museum, “Percursos, Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito”, Lisboa. © Luisa Ferreira

MUDE (Lisboa)

> 18 de Agosto de 2013

Está patente nos cofres do MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo, em Lisboa, a exposição Percursos. Barro Negro/ Castanho/ Ferro/ Granito da artista alemã Linde Burkhardt que dá a conhecer ao público a sua reinterpretação da cerâmica negra de Molelos (distrito de Viseu).

A exposição está organizada em três núcleos intitulados ‘da origem’, ‘da inspiração’ e ‘da poesia’ e apresenta 4 tapeçarias (inspiradas na poesia de Fernando Pessoa) e 14 esculturas em cerâmica e madeira. As peças tradicionais são apresentadas em suportes que fazem lembrar pequenos altares, fazendo salientar a funcionalidade de cada objecto enquanto que as novas peças, desenhadas pela artista, unem uma certa contemporaneidade à qualidade e delicadeza ancestral.

Linde Burkhardt, que conheceu Portugal através de Siza Vieira, dedica esta exposição ao arquitecto ao mesmo tempo que pretende divulgar a cerâmica negra junto do público mais jovem através da actualização das técnicas e dos modos de produção. Outro aspecto da sua paixão pelo nosso país é a influência da escrita de Fernando Pessoa que a levou a desenhar 4 tapetes inspirados nas citações do poeta e seus heterónimos.

Percursos articula-se com a exposição 21st Century Rural Museum, apresentada em paralelo no piso 3 do MUDE e a inaugurar no dia 16 de maio. O objectivo é contribuir para a consciencialização da importância de recuperar práticas e saberes seculares, desenvolvendo trabalhos inovadores e socialmente responsáveis nas áreas do design, artes e artesanato, como forma de explorar caminhos alternativos à padronização da produção industrial, incrementando em paralelo as economias locais. E, ainda, a convicção da grande relevância do trabalho em equipa e da troca de experiências inter-geracionais entre designers, artesãos e comunidades, características que aproximam este dois projectos com os quais o Mude reinicia a programação em 2013.

MUDE, "Percursos, Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito". Lisboa © Luisa Ferreira

MUDE Museum, “Percursos, Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito”. Lisboa © Luisa Ferreira

MUDE, "Percursos, Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito". Lisboa  © Luisa Ferreira

MUDE Museum, “Percursos, Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito”. Lisboa © Luisa Ferreira

MUDE Museum, "Percursos, Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito". Lisboa. © Luisa Ferreira

MUDE Museum, “Percursos, Barro Negro / Castanho / Ferro / Granito”. Lisboa. © Luisa Ferreira

Anúncios