Ilha (exposição colectiva)

Miguel Bonneville, ‘Estudo para ilha’, 2013, 14×21,5 cm, tinta de gel sobre papel. Cortesia do artista.
Livraria Sá da Costa (Chiado, Lisboa)
20 Abril – 18 Maio (2013)
Inspirado pelo último romance de Aldous Huxley, ‘A Ilha’, Miguel Bonneville decide criar uma obra a partir do livro e convidar treze artistas, oriundos de Portugal, Lituânia, Alemanha e Canadá, com o objectivo de realizar uma exposição colectiva. O resultado pode ser visto, a partir de sábado, na Livraria Sá da Costa, em Lisboa.
Com: Bárbara Assis Pacheco, Cláudia Varejão, Edvinas Grin, Frauke Frech, Joana Linda, José Miguel Vitorino, Lara Torres & Diogo Melo, Miguel Bonneville, Sara Pazos, Sofia Arriscado, Sónia Baptista e Vicky Sabourin.
“Como é que posso fazer com que toda a gente leia este livro? Foi o que pensei, há uns anos atrás, quando acabei de ler ‘A Ilha’, o último romance escrito por Aldous Huxley. Foi assim que surgiu a ideia de criar uma obra a partir do livro e de propor a um grupo de artistas que fizesse o mesmo.
Publicado em 1962, nitidamente utópico, ‘A Ilha’ apresenta-nos uma civilização que funde o melhor das sociedades Oriental e Ocidental, com o intuito de prevenir que um mundo democrata se transforme num mundo totalitário.
‘Armamentos, dívida universal, obsolescência planeada – esses são os três pilares da prosperidade ocidental. Se os resíduos, a guerra e os agiotas fossem abolidos, vocês entrariam em colapso. E quanto mais as pessoas consomem, mais e mais o resto do mundo se afunda profundamente num desastre crónico.’
Intrinsecamente ligado ao presente, ao nosso pais e à Europa – desmoronados -, este movimento de criação e de partilha existe numa tentativa de procurar encontrar um impulso que nos devolva mais do que uma triste e desenfreada busca de sobrevivência. ‘Ilha’ é um acto inicial contra o isolamento.” – Miguel Bonneville
Livraria Sá da Costa
Rua Garrett, 100, Chiado – Lisboa
20 Abril – 18 Maio
Segunda a Sábado (15h às 19h)
Clique nas imagens para ampliar: