Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil (Curitiba)

BP

O Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil é um evento que tem como objetivo apresentar a fotografia portuguesa contemporânea através do trabalho de jovens artistas e principalmente, promover a discussão sobre fotografia entre os profissionais portugueses e brasileiros, assim como público em geral.

Levando a Curitiba oito artistas portugueses entre os meses de Fevereiro e Abril de 2013, o Ciclo conta ainda com a presença de Margarida Medeiros, teórica de fotografia, doutora em Ciências da Comunicação e activa pensadora que desde 1990 publica em jornais, revistas e catálogos na área da história e da crítica de fotografia, além de possuir inúmeros livros a respeito da fotografia publicados.

Entre os artistas portugueses participantes do evento estão: Rodrigo Bettencourt da Câmara, Francisca Veiga, Mariana Marote, Rodrigo Amado, Mami Pereira, João Serra, Teresa Palma, Helena Peralta e Claudia Rita Oliveira. A curadoria contempla fotógrafos portugueses de diferentes gerações e em diferentes estágios de suas carreiras profissionais, oferecendo um panorama das temáticas e direções da fotografia na arte contemporânea produzida em Portugal.

Para além dos eventos oficiais que marcam a participação dos artistas portugueses, o Ciclo da Fotografia possui ainda uma programação parelela, que mantém a discussão a respeito da fotografia contemporânea e ao intercâmbio entre Brasil e Portugal através da fotografia.

O produto cultural resultante desse encontro ultrapassa a barreira das galerias, museus e exposições e torna-se o acontecimento, que inicia desde a expectativa em conhecer a cena brasileira da fotografia contemporânea por parte dos artistas envolvidos, passa pelo interesse em estabelecer trocas por parte das instituições e profissionais artísticos do universo lisboeta e curitibano, percorre todos os eventos do Ciclo e prolonga-se posteriormente em contactos e possibilidade de criação de novos encontros.

BP1

Anúncios