Made-In (Guimarães 2012)

Made-In concurso de ideias @ Guimarães 2012. Imagem: cortesia de Guimarães 2012

Made-In é um concurso internacional de ideias para obras de arte pública de caráter permanente, que tem por objetivo reconfigurar cinco espaços públicos da cidade de Guimarães para além de 2012. 

Este concurso tem como público-alvo os profissionais da arte e da arquitetura, os quais devem apresentar ideias para quatro lavadouros públicos já existentes em regime de concurso aberto e uma proposta de uma nova estrutura em regime de convite. 

Os quatro lavadouros públicos localizam-se no centro da cidade e na sua periferia, e situam-se no caminho definido pelo curso de água da Ribeira de Couros entre a Costa e a Veiga de Creixomil, sendo a localização da quinta construção também proposta para este trajeto. 

Os lavadouros de Guimarães variam quanto à forma, mas conseguem ser espaços de uma enorme beleza arquitetónica: simples, de desenho prático, são frequentemente uma básica estrutura de telhado e tanque. São espaços sociais, ligados por uma rede informal de utilizadores que, apesar de quase despercebida, liga toda a cidade.

Este concurso é concebido para sensibilizar para a causa dos lavadouros públicos, a sua arquitetura, a sua herança cultural e ecológica, e, durante o processo, cativar fundos para a construção das propostas, deixando um legado de ideias à cidade.

Anúncios