Nedko Solakov @ Serralves

Nedko Solakov, Yellow Blob Story, 2008, writing on the wall, varied dimensions. © Nedko Solakov.

‘Tudo por Ordem, com Excepções’

até 28 outubro de 2012

Museu de Serralves

Nedko Solakov  (n. 1957, Cherven Briag, Bulgária). Vive e trabalha em Sófia, Bulgária. É um dos artistas que protagoniza a cena artística contemporânea, como se poderá constatar pela sua participação na 13ª edição da Documenta de Kassel. Solakov utiliza uma grande diversidade de técnicas artísticas, do desenho à pintura, da fotografia à colagem, da escultura à instalação, do texto ao vídeo, para desmascarar, por vezes através de um humor afinado e certeiro, as convenções da vida quotidiana, os estereótipos dos sistemas de comportamento e de pensamento contemporâneos, articulando as suas histórias pessoais com a história colectiva, a esfera privada com a dimensão social, a realidade e a imaginação. 

Nedko Solakov, From the series Society # 2, 2003, series of 9 drawings, sepia, black and white ink and wash on paper, 19 x 29 cm each. © Nedko Solakov

Esta é a mais importante exposição retrospectiva de Nedko Solakov. “Tudo por Ordem, com Excepções” [All in Order, with Exceptions], é uma co-produção com algumas prestigiadas instituições artísticas europeias: a Ikon Gallery (Birmingham, Reino Unido), o S.M.A.K. em Ghent (Bélgica) e a Fondazione Galleria Civica de Trento (Itália). Comissariado: João Fernandes.

Nedko Solakov, Froom Fears#84, 2006-0. © Nedko Solakov.

Esta mostra apresenta uma selecção cronológica exaustiva das práticas artísticas de Solakov, entre 1980 e 2010. Uma grande quantidade e diversidade de desenhos, quadros, pinturas murais, fotografias, vídeos, reconstituições de instalações, assim como a apresentação de projectos até agora nunca realizados. De certo modo, a exposição transforma-se numa outra obra que se junta às obras de arte que apresenta, num projecto ambicioso que reconstitui toda a vida e o trabalho de Nedko Solakov, num percurso autobiográfico que as suas salas nos propõem. A vastidão e a diversidade da obra produzida em trinta anos de actividade artística, que atravessaram também importantes mudanças históricas no seu país, a Bulgária, assim como na Europa, serão também acessíveis aos visitantes através de um sistema de apresentação de pastas de arquivo que o artista criou especialmente para esta ocasião, abrindo possibilidades para um conhecimento tão pessoal quanto enciclopédico do mundo de Nedko Solakov, filtrado pelo seu agudo sentido de humor.

Leia aqui crítica de Miguel Amado (artforum)

Link: (26) fotografias da exposição

Nedko Solakov, From Fears#63, 2006-07 © Nedko Solakov.

Nedko Solakov, Some Nice Things to Enjoy While You Are Making a Living, 2008 © Nedko Solakov.

(C) imagens cortesia: Nedko Solakov

Anúncios