Marijke van Warmerdam: de perto à distância

Marijke van Warmerdam, cortesia da artista e do museu de serralves.

até 14 outubro de 2012

Museu de Serralves

Marijke van Warmerdam (n. 1959, Niewer-Amstel, Holanda) vive e trabalha em Amesterdão e Karlsruhe. Desde a década de 80 que, de uma forma singular, explora novas possibilidades de expressão formal e conceptual de cruzamento entre o filme, o vídeo, a escultura, a fotografia e a linguagem. 

‘De perto à distância (Close by in the distance)’ é a maior exposição retrospectiva dos seus trabalhos, organizada pelo Museum Boiumans van Beuningen (Roterdão, Holanda). A obra de Van Warmerdam concentra a atenção do espectador na beleza simples do quotidiano, mostrando como há sempre algo de extraordinário no que possamos considerar mais trivial.

Marijke van Warmerdam, Le retour du chapeau, 1998, Film loop, colour, 1:31 min. (film still).

Marijke van Warmerdam é bem conhecida pelos seus pequenos filmes em loop, nos quais explora a intensa visualidade dos seus motivos, criando uma situação para além das narrativas que a possam contar ou descrever. Objectos banais e acções quotidianas conquistam a qualidade de um encantamento hipnótico que as transfigura perante quem agora as possa conhecer. A sua obra convida também a uma nova forma de ver através das intervenções mínimas das suas esculturas, obras fotográficas e pinturas. Uma particular eloquência advém nestas obras da sua extrema simplicidade.

Mostrada em Portugal pela primeira vez, a obra de Marijke van Warmerdam tem sido apresentada em numerosas exposições internacionais como as Bienais de Veneza, Sydney, Berlim e Gwangju, assim como a Documenta X, em Kassel. Encontram-se trabalhos seus nas colecções de numerosas colecções internacionais o Centro Georges Pompidou em Paris, o Stedelijk Museum em Amesterdão, o Museu de Arte Moderna de Kanazawa, no Japão, e o Castello di Rivoli, em Turim. A exposição é comissariada pelo conhecido curador e professor Jan Debbaut, anterior Director das Colecções da Tate Modern.

Comissário: Jan Debbaut

Organização: Museu Boijmans Van Beuningen, Roterdão

Co-produção: Fundação de Serralves, Porto e Museu Boijmans Van Beuningen, Roterdão

Marijke van Warmerdam, Handstand, 1992, Film loop, colour, 1:40 min., installation, Photo: Stedelijk Museum, Amsterdam.

Marijke van Warmerdam, vista da exposição ‘De perto à distância (Close by in the distance)’ no Museu de Serralves, 2012. Cortesia do Museu de Serralves.

Marijke van Warmerdam, vista da exposição ‘De perto à distância (Close by in the distance)’ no Museu de Serralves, 2012. Cortesia do Museu de Serralves.

Marijke van Warmerdam, Dream machine, 2006, Film loop, colour, 2:39 min. (film still).

(C) imagens cortesia: Museu Boijmans Van Beuningen e Museu de Serralves.

Anúncios