Bienal de Liverpool 2012

242 artists . 27 espaços . 1 cidade

De dois em dois anos e durante dez semanas, a cidade de Liverpool é palco de um dinâmico programa de eventos, onde a arte quer ser bigger than life. É considerado o maior festival internacional de arte contemporânea no Reino Unido – Liverpool Biennial 2012.

Um intenso programa de exposições e projectos, apresentados em vinte e sete sitios diferentes, alguns invulgares e inesperados, e, nos locais habituais: galerias, museus e outros espaços culturais. Um dos sucessos desta bienal é a sinergia criada por várias instituições culturais da cidade, parceiras na produção de um contexto particular que celebra a arte e cultura contemporânea.

Artistas emergentes e artistas consagrados, encomendas exclusivas e intervenções temporárias no espaço público, projectos comunitários, entre outros, coexistem com programas de aprendizagem e pesquisa, palestras e eventos, criando um programa aberto à comunidade que decorre durante todo ano em que se realiza a bienal.

Os números:

  • Desde 1999, a Bienal de Liverpool já mostrou mais de 200 trabalhos exclusivos.
  • Atrai uma média de 600.000 visitantes, durante as 10 semanas em que se realiza.
  • Na última edição, em 2010, teve um impacto económico de 27 milhões de libras.

O artista português Miguel Palma (n. 1964, Lisboa) está presente com o projecto Lisbon – Air Print, com curadoria de Luisa Santos e organizado por P28.

Uma visão entrópica do mundo

Dentro de um recipiente transformado para o efeito, um sistema de ventilação suga o ar e as partículas de pó, que são depois filtradas para um pedaço de tecido. O resultado é uma impressão da poluição existente no ar que se respira em Liverpool. Este trabalho reflete o interesse do artista por questões relacionadas com ecologia e tecnologia. A sua visão entrópica do mundo. Nesta instalação, coexistem dois mundos: o natural e o artificial (uma máquina de filtragem e uma espécie de pulmão mecânico). O referido tecido é substituído, de quinze em quinze dias, e fica depois em exibição no espaço expositivo. O recipiente está localizado no nível 3 de um parque de estacionamento.

link: os artistas presentes na bienal

artigos relacionados: The Guardian

Miguel Palma, Lisbon – Air Print 2012, Bienal de Liverpool, cortesia do artista e da Bienal de Liverpool 2012.