Christian Boltanski em Guimarães 2012

Christian Boltanski, exposição Dança Macabra, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, cortesia Capital Europeia da Cultura.
Christian Boltanski apresenta um novo trabalho concebido, especialmente, para a Capital Europeia da Cultura 2012. Pode ser visto até 9 de setembro no piso 1, sector J, da fábrica Asa em Guimarães.
Este trabalho foi uma encomenda da capital da cultura, intitula-se ‘Dança Macabra’ (Dance of Death) e teve como comissário João Fernandes, atual director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves e próximo subdirector do Museu Nacional Rainha Sofia, em Madrid. Por ocasião desta exposição, a faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto vai atribuir ao artista uma medalha de mérito.
Christian Boltanski (1944, França) é um artista cujo tema central da sua obra é a sua própria vida, a verdadeira e a reinventada. Explora, também, outros assuntos como a memória, a identidade, a ausência, a perda ou a morte.

Christian Boltanski, exposição Dança Macabra, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, cortesia Capital Europeia da Cultura. Fotografia Sérgio Rolando.
A obra de Christian Boltansk lida com questões do reposicionamento da identidade e da reavaliação do percurso de vida individual perante momentos históricos de grande impacto civilizacional. Ao recolocar a sua história de vida, ao apresentar múltiplas possibilidades para esta e para anónimas histórias, o artista está a confrontar-nos com valores de cultura e humanidade que derivam dessa recolocação.
