Ana Pérez-Quiroga (The Return of The Real 19)

Ana Pérez-Quiroga, Obra sem senão, The Return of The Real 19 no Museu do Neo Realismo, Vila Franca de Xira, 2012. Cortesia da artista.

Museu do Neo Realismo

(Vila Franca de Xira)

até 30 de setembro de 2012

Ana Pérez-Quiroga, Obra sem senão, The Return of The Real 19 no Museu do Neo Realismo, Vila Franca de Xira, 2012. Cortesia da artista.

The Return of The Real 19

De escalas e materialidades distintas, recolhidos durante anos e oriundos das mais diversas proveniências e situações, Ana Pérez-Quiroga (n. Coimbra, 1960) apresenta-nos um intrigante conjunto de objetos, organizados e classificados em vitrinas como elementos de inequívoco mérito ou elevação cultural, sem contudo anular o seu valor essencial de arquivo, assumidos mesmo como espécie de memorabilia pessoal mas transmissível. Para a artista, estes objetos constituem um exercício de reconfiguração das relações entre a arte, a vida, a memória individual, o seu registo objetualizado, e a ideia de museu enquanto lugar de reservação e exibição patrimonial, mesmo ou sobretudo se essa pretensa “riqueza patrimonial” se confunde entre a esfera do público e do privado. A intenção de museografar temporariamente estes objetos convoca desse modo uma observação cuidada por parte do espetador, de acordo com os regimes discursivos e comportamentais associados aos espaços museológicos, e um ambíguo reconhecimento do seu estatuto, vacilando assim entre a natureza idiossincrática de uma coleção pessoal e a dimensão pública e simbólica da sua apresentação formal. Curadoria: David Santos.

Obra sem senão é o título da exposição apresentada por Ana Pérez-Quiroga no projecto ‘The Return of the Real‘, no qual é artista nº 19. Nas fotografias – Breviário do quotidiano #2, novíssimas aquisições – 1998-2012 ongoing project.

Ana Pérez-Quiroga, Obra sem senão, The Return of The Real 19 no  Museu do Neo Realismo, Vila Franca de Xira, 2012. Cortesia da artista. Fotografia de Dina Gimenez.