dOCUMENTA (13)

09.06 – 16.09.2012

A partir de amanhã Kassel (Alemanha)

inaugura a 13ª edição da dOCUMENTA

“The dance was very frenetic, lively, rattling, clanging, rolling, contorted and lasted for a long time”

dOCUMENTA (13) é dedicada à pesquisa artística e a novas formas de imaginação que explorem temáticas de carácter político e experimental, nos domínios, científico e artístico e de outros saberes (do passado e do presente). dOCUMENTA (13) é inspirada numa visão holística – mas não logocêntrica – e céptica em relação à actual e persistente crença capitalista do crescimento económico. Esta visão reconhece as formas e práticas de conhecimento de todos os obreiros, activos e passivos, que fabricam a realidade do mundo. 

dOCUMENTA (13) realiza-se numa ‘aparente coexistência de lugares e tempos’ e é articulada por meio de quatro conceitos principais, que correspondem a práticas da contemporaneidade, em especial de artistas e pensadores, que adquirem significado através da sua inter-relação. Os quatro conceitos são: 

— On stage. I am playing a role, I am a subject in the act of re-performing.

— Under siege. I am encircled by the other, besieged by others.

— In a state of hope, or optimism. I dream, I am the dreaming subject of anticipation.

— On retreat. I am withdrawn, I choose to leave the others, I sleep.

Estes quatro conceitos relacionam-se com os quatro locais em que a dOCUMENTA (13) actua fisica e conceptualmente: Kassel (Alemanha), Cabul (Afeganistão), Alexandria/Cairo (Egipto) e Banff (Canadá). Esses lugares incorporam os quatro conceitos propostos e alteram os paradigmas a eles associados. 

links: 

crítica de Filipa Ramos para a Art Agenda

crítica de Ana Teixeira Pinto para a Art Agenda

Os mais de 160 artistas internacionais convidados por Carolyn Christov-Bakargiev, a directora artística da dOCUMENTA (13), questionam a materialidade, através das suas obras, utilizando os mais variados suportes, métodos de pesquisa e  experiências nos campos da estética, ciência, ecologia e política. 
Anúncios