Antoni Muntadas e coleção do CAM

Antoni Muntadas,exposição Entre/Between no CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. Fotografia da exposição Making Art Happen.

CAM – Fundação Calouste Gulbenkian

de 1 de junho a 2 de setembro

Antoni Muntadas

A exposição Entre/Between de Antoni Muntadas (Barcelona, 1942) é uma selecção da mostra mais ampla que o Museu Nacional de Arte Reina Sofia, Madrid, expôs recentemente. Incidindo nos trabalhos da década de 70, o início do percurso artístico de Muntadas, a exposição permite contactar com uma série de obras desconhecidas entre nós e que são portadoras de uma vitalidade conceptual e criativa assinalável. Curadoria: Daina Augaitis.

Antoni Muntadas, em exposição no CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. Fotografia da exposição Making Art Happen.

Antoni Muntadas, em exposição no CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. Fotografia da exposição Making Art Happen.

de 1 de junho a 26 de agosto 

Entre Espaços (Colecção do CAM: 1968-2011)

A exposição Entre Espaços reúne na Nave do CAM mais de duas dezenas de obras da sua coleção, produzidas entre finais da década de 1960 e 2011. Apresenta trabalhos de escultura, fotografia, instalação, pintura e vídeo que sugerem a presença de um espaço indeterminado ou indefinido, um intervalo – entre linhas, planos, margens, corpos, territórios –, espaços entre que deixam em aberto ações, acontecimentos, narrativas, afirmando-se como espaços de possibilidade ou de potenciais encontros, por vezes decetivos ou inconclusivo.

Curadoria: Isabel Carlos, Patricia Rosas e Rita Fabiana

Entre Espaços estabelece um diálogo com a exposição Entre/Between de Antoni Muntadas, que ocupa parte da nave e o piso 01 do CAM que o visitante atravessa necessariamente antes de Entre Espaços, criando um jogo constante entre o espaço arquitetónico do CAM e o espaço físico das obras.

Integram a exposição obras de Helena Almeida, Vasco Araújo, Fernando Calhau, Rui Chafes, Didier Fiuza Faustino, Armando Ferraz, João Paulo Feliciano, Fernanda Fragateiro, Ana Hatherly, Tim Head, Marina Mesquita, Bruno Pacheco, Vítor Pomar, Rui Sanches, Pedro Cabral Santo, Pedro Campos Rosado, Julião Sarmento, Noé Sendas, Augusto Alves da Silva, Ana Vieira, Jane & Louise Wilson, algumas delas recentemente adquiridas para a coleção do CAM.

© imagens cortesia: CAM, Fundação Calouste Gulbenkian. Cortesia FCG.

Anúncios