CITY MAQUETTE, Mathilde Monnier

City Maquette de Mathilde Monnier no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães 2012.

CITY MAQUETTE, Mathilde Monnier
16 e 17 Maio 2012 | 21h30
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

A convite de Simon Rattle da Orquestra Filarmónica de Berlim, Mathilde Monnier desenvolveu o projecto coreográfico City Maquette a partir de uma das mais virtuosas óperas de Heiner Goebbles, Surrogate Cities (1996). Explorando a temática das metrópoles, dos ambientes urbanos e das suas estruturas sociais, City Maquette reescreve uma cidade possível a partir das experiências culturais e humanas de cerca de 80 pessoas em cada cidade onde este é realizado.

Em Guimarães, City Maquette propõe o diálogo entre gerações, originando um território coreográfico que cruza os potenciais imaginários dos participantes num processo colectivo de repensar, mapear e projectar a cidade. Com idades compreendidas entre os 8 e 78 anos, a confluência e a coexistência das percepções individuais dos intervenientes produz em palco uma atmosfera de afectos e contrastes que revela um olhar atento e reflexivo da urbe contemporânea.

A convite de Mezzanine, a coreógrafa francesa, Mathilde Monnier, realizou o projecto City Maquette em Guimarães. A residência artística decorreu durante um mês e meio e desenvolveu-se em dois períodos distintos, um primeiro que decorreu de 13 a 24 de Fevereiro, onde trabalhamos nos espaços dos grupos participantes de forma a presenciarmos os contextos das comunidades locais. E de 20 de Abril a 12 de Maio, em que todos os participantes deslocaram-se à nossa residência temporária na Fábrica ASA para contribuírem e colaborarem na construção coreográfica deste espetáculo. As comunidades desafiadas a integrar este processo têm em comum uma relação privilegiada com o corpo e a cidade. Desde o Folclore às danças urbanas, das artes marciais às artes performativas, os cerca de 80 vimaranenses de diferentes faixas etárias revelam neste processo artístico as experiências sociais e culturais da cidade onde vivem e que projectam através da memória e imaginação. Mais informações aqui.

Mezzanine
Direcção Artística e de Produção Ana Rocha e Jorge Gonçalves