Artur Barrio em Serralves

… NAVEGAÇÕES/ DIVAGAÇÕES … POR ENTRE ESCOLHOS E BAIXIOS …

Artur Barrio, na montagem de um dos suas obras. © Artur Barrio. Cortesia do Artista.

14.04.  a  01.07.2012 

Museu de Serralves

Comissário: João Fernandes

Artur Barrio é um artista português (Porto, 1945) que vive no Rio de Janeiro desde 1955. Foi distinguido com o Prémio Velázquez das Artes Plásticas em 2011. 

A obra de Artur Barrio surpreende pelo modo como o artista constrói situações efémeras onde a experiência da vida e da arte subverte o lugar de apresentação da obra de arte e a condição do espectador. Este vê-se provocado a abandonar a sua passividade e a descobrir e a interpretar cada projecto do artista como uma experiência física e conceptual que ampliará a sua percepção e conhecimento do mundo. Em muitos projectos de Barrio, materiais orgânicos perecíveis como o pão, o peixe, a carne, o vinho, a água e o café são combinados com textos, desenhos e fotografias na proposição de novas experiências do sensível e do cognoscível. O lugar, o tempo e os discursos da arte são muitas vezes objecto de crítica nos trabalhos do artista, quando desvinculados de uma experiência humana do mundo que conjugue de modo singular a simplicidade dos elementos e a complexidade das ideias. O artista tem desenvolvido um modo muito pessoal de documentar as suas acções e situações através de registos como o texto, a fotografia, o livro de artista, o filme ou o vídeo. Essa relação muito particular entre o registo e a situação que o origina tem vindo a ser reconhecida em múltiplas exposições internacionais onde o seu trabalho tem sido apresentado. 

O regresso de Barrio ao Museu de Serralves constitui, também, um regresso ao Porto, cidade onde nasceu. Entre Portugal e o Brasil, entre a Europa e a América do Sul, a vida e a obra de Artur Barrio conjugam a errância, a viagem, o oceano e a constante redescoberta de si e dos outros. Artur Barrio “habitará” a sala central do Museu de Serralves, que reinventará com um novo projecto específico e irá transformando ao longo de várias semanas, antes e depois da sua abertura ao público.

Links:

Artur Barrio Trabalhos
Artur Barrio blog
Artur Barrio Registros

Aqui outros artigos sobre o artista.

Anúncios