The Abramović Method

PAC Contemporary Art Pavilion

(Milão, Itália)

até 10.06.2012

The Abramovic Method foi concebido a partir de uma profunda reflexão sobre as três performances que mais marcaram Abramović na sua relação com o público: The House With the Ocean View (2002), Seven Easy Pieces (2005) e The Artist is Present (2010).

“Na experiência que desenvolvi, ao longo de uma carreira com mais de 40 anos, cheguei à conclusão de que o público desempenha um papel muito importante e, de facto, crucial nas minhas performances. A performance não faz sentido sem o público, porque, como disse Duchamp, é o público que completa a obra de arte. No caso da performance, eu diria que público e o artista não são apenas complementares, mas  inseparáveis.”

Em The Abramovic Method, o público, orientado pela artista, interage com as obras expostas. Estas novas peças escultóricas, que combinam mobiliário e minerais, vão permitir ao público interagir com elas de várias formas mas sempre com proximidade fisica (sentados, deitados, em pé). Através desses objetos percorre-se um caminho feito de escuridão e luz, ausência e presença e percepções alteradas de espaço e tempo. Um convite ao público para expandir os seus sentidos, observar e aprender a ouvir os outros e a si próprio.

Para acentuar a dicotomia entre observador e observado, actor e espectador, Marina Abramović instalou uma série de telescópios para que os visitantes pudessem observar, de diferentes perspectivas, aqueles que decidem interagir com as instalações.

The Abramović Method nasce da consciência de que a performance é capaz de provocar uma transformação radical, tanto no artista como no público e numa época em que o tempo é realmente precioso e verdadeiramente raro, Marina Abramović apela, aos actores e espectadores, a parar e experienciar o momento presente.

Anúncios